Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Everton Ribeiro reconhece queda do Bahia no segundo turno, mas mira volta por cima com Libertadores: 'Responsabilidade'

Meia falou sobre a pressão no último jogo do Esquadrão na temporada

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 7 de dezembro de 2024 às 02:00

Everton Ribeiro
Everton Ribeiro mira chance de fazer história pelo Bahia Crédito: Rafael Rodrigues/EC Bahia

Aos 35 anos, Everton Ribeiro sabe bem o que peso que tem jogar uma Libertadores. Campeão em 2019 e 2022, pelo Flamengo, o meia quer ter a chance de voltar a disputar o torneio, agora com a camisa do Bahia.

Para concretizar o feito, o Esquadrão terá que deixar para trás a fase ruim que vive no segundo turno do Brasileirão e vencer o Atlético-GO, neste domingo (8), na Fonte Nova, na última rodada da Série A. O resultado garante o tricolor na competição internacional sem a necessidade de se preocupar com os adversários.

"É uma pressão boa. Quem joga em time grande, como o Bahia é, tem que saber suportar. É focar no jogo, fazer o melhor, ajudar o companheiro. Temos essa boa oportunidade e não podemos deixar passar", disse Everton, durante entrevista no CT Evaristo de Macedo.

Durante a temporada, o Bahia nunca escondeu que a vaga na Libertadores é o principal objetivo do clube em 2024. Depois de um primeiro turno praticamente perfeito, a equipe oscilou na segunda metade da Série A e colocou a classificação em risco. Agora, o elenco tem a chance de concretizar o sonho e evitar um final de ano frustrante para os tricolores.

"Nosso time está muito focado, sabemos da nossa responsabilidade, uma responsabilidade boa, de poder trazer essa história para nosso lado. Marcar uma página muito grande na história desse grande clube que é o Bahia. Vamos fazer de tudo, até o último suor, para no fim do jogo comemorar com nossa torcida", completou Everton.

Se conseguir a classificação, o Bahia quebrará um jejum de 35 anos. A última vez que disputou a Libertadores foi em 1989, após conquistar o bicampeonato brasileiro.

Naquele ano, o tricolor liderou o seu grupo e só parou nas quartas de final, campanha que é até hoje a melhor entre os clubes do Nordeste. De acordo com os cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). As chances do tricolor voltar a disputar o torneio em 2025 são de 86%.

"Acho que a gente sabe que estamos devendo, principalmente em relação ao desempenho, que não é favorável para a gente no momento, mas temos essa oportunidade. Tudo que a gente construiu durante o campeonato, jogos bons, jogos não tão bons, agora temos a oportunidade de jogar em casa, diante de nossa torcida, para voltar à Libertadores depois de tanto tempo. A gente tem que encarar da melhor maneira possível. Esquecer esse momento e viver o jogo. Viver essa partida de forma única, com muito empenho, uma animação, focado para vencer e realizar esse sonho que está tão perto", finalizou o camisa 10.