Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Gabriel Rodrigues
Publicado em 25 de dezembro de 2024 às 02:00
Principal contratação do Bahia na temporada 2024, Everton Ribeiro chegou ao tricolor como nome mais badalado do elenco, e fez jus à expectativa criada. Aos 35 anos, o meia foi uma das referências técnicas do Esquadrão e fechou o ano com números positivos tanto na defesa quanto no ataque.
Na primeira temporada vestindo azul, vermelho e branco, Everton Ribeiro manteve a média de jogos disputados. Ele entrou em campo 61 vezes, sendo 55 na condição de titular. Pelo Brasileirão, por exemplo, ele disputou 37 das 38 partidas . Ficou fora apenas contra o Flamengo, no segundo turno, pois estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
O camisa 10 teve participação direta em 15 gols da equipe, foram seis bolas na rede e nove assistências. Junto com Ademir, Everton Ribeiro foi o terceiro maior garçom do Bahia em 2024. A dupla ficou atrás apenas de Biel, que liderou a estatística, com 11 passes para os companheiros, e Cauly, que acertou 10.
Por sinal, Everton Ribeiro também mostrou estrela nos clássicos. Apesar de ter amargado o vice no estadual, o Vitória foi a maior vítima do meia. Dos seis gols que ele anotou pelo Bahia, três foram em cima do rubro-negro. O jogador estufou as redes na derrota por 3x2, no Barradão, no empate por 1x1, na Fonte Nova, ambos pelo Baianão, e no triunfo por 2x0, também na Fonte, pelo Campeonato Brasileiro.
O feito maior de Everton e dos companheiros, no entanto, foi a boa campanha no Campeonato Brasileiro. O tricolor fez uma temporada sólida na Série A e brigou na parte de cima do começo ao fim. Terror em outros anos, a luta contra o rebaixamento sequer foi pensada.
Mesmo com a queda de rendimento no segundo turno, a gordura acumulada na primeira metade do Brasileirão manteve o time na disputa da vaga pela Libertadores, que foi alcançada na última rodada da competição, quebrando um jejum de 35 anos do time baiano no torneio internacional.
“Termino esse Brasileirão ciente de que dei tudo que podia em cada um dos 37 jogos em que entrei em campo. Só não pude estar com o time em um, e por suspensão, o que me deixa muito orgulhoso do trabalho feito por todos neste clube para que eu sempre pudesse dar o meu melhor. Obrigado pelo apoio durante o ano todo, massa! Vocês fizeram a diferença do primeiro ao último jogo. Agora é descansar, porque ano que vem a América nos espera!”, escreveu Everton nas redes sociais logo após o fim da Série A.
AJUDA NA DEFESA
Mesmo sendo uma referência técnica ofensiva e ter ficado marcado por gols e assistências durante a carreira. A versão 2024 de Everton Ribeiro também teve papel fundamental para o Bahia no aspecto defensivo.
No esquema montado por Rogério Ceni, o meia teve participação ativa na marcação. Tanto que foi o jogador de ataque com mais desarmes no elenco tricolor durante o Brasileirão, 1,4 por jogo, de acordo com o site Sofascore.
O lateral Gilberto liderou em número de desarmes, seguido por Arias, Gabriel Xavier e Caio Alexandre. Everton aparece ainda como o quarto atleta do Bahia com mais interceptações por jogo na Série A, com 1,1.
Em 2025, a experiência de Everton será fundamental para o Bahia na Libertadores. O meia conhece bem o torneio e já conquistou dois títulos, ambos com o Flamengo, em 2019 e 2022. A primeira missão na competição será chegar à fase de grupos. O tricolor inicia a disputa na fase preliminar, contra o boliviano The Strongest, no dia 18 de fevereiro, na Bolívia.