Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Giuliana Mancini
Publicado em 25 de novembro de 2024 às 14:25
Pela primeira vez na história, o Mirassol disputará a Série A do Campeonato Brasileiro. O acesso foi confirmado com a vitória sobre a Chapecoense por 1x0, no último domingo (24) - resultado que também fez o time se sagrar vice-campeão da Segundona. Curiosamente, o mais novo caçula da elite nacional vem de uma cidade cuja população não encheria os três maiores estádios do país.
O Mirassol tem sede no município homônimo do interior paulista. De acordo com projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o local tem 65.485 habitantes - uma quantidade que não encheria os três maiores estádios do país. Vale citar que o clube representará a cidade com a menor população dos últimos 40 anos da elite nacional.
O número de moradores é consideravelmente inferior à capacidade do Maracanã, que é de 78.838 torcedores. Uma 'invasão' de habitantes de Mirassol também não lotaria completamente o Mané Garrincha, em Brasília (72.788), e o Morumbis, em São Paulo (66.795).
A cidade paulista fica a 15 quilômetros de São José do Rio Preto, que possui mais de meio milhão de habitantes. O clube, por sua vez, joga no José Maria de Campos Maia, que tem capacidade para cerca de 15 mil torcedores. Ou seja, caso lote o estádio com todos os habitantes da cidade, o clube teria em sua casa quase 23% de toda sua população local. Nesta temporada, a média de público do Leão no 'Maião' foi de pouco mais de 3 mil torcedores.