Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Em ano diferente, Thaciano fecha a temporada como o principal artilheiro do Bahia

Polivalente foi fixado no ataque e bateu o próprio recorde de gols

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 19 de dezembro de 2024 às 02:00

Thaciano Bahia
Thaciano aproveitou bem a chance no ataque e mostrou faro de gol Crédito: Paula Fróes/CORREIO

Um dos pilares do Bahia, o polivalente Thaciano viveu um 2024 diferente. Fixado no ataque por Rogério Ceni, o jogador mostrou faro de gol apurado e fechou o ano como principal goleador do Bahia, com 15 gols.

No duelo interno entre os jogadores de frente do tricolor, Thaciano superou o centroavante Everaldo, que foi mais utilizado na ponta do que como uma referência ao longo do ano. Eve anotou 11 gols, e aparece em segundo lugar no ranking de artilheiros.

O meia Cauly e o volante Jean Lucas, com nove gols cada, ocupam a terceira colocação, enquanto o colombiano Oscar Estupiñan, que deixou o clube baiano em julho, fecha o top-4, com oito gols em 21 jogos.

Desde 2017, Thaciano não vivia uma temporada tão positiva em relação aos gols. Naquele ano, ele balançou as redes 10 vezes pelo Boa Esporte. Assim, na atual temporada o agora meia-atacante estabeleceu o seu recorde em um mesmo ano.

Thaciano é o artilheiro do Bahia na temporada, com 14 gols, mas vive jejum
Thaiciano foi um dos destaques do Bahia na temporada 2024 Crédito: Letícia Martins/EC Bahia

Por sinal, o último tento marcado por Thaciano talvez tenha sido o mais importante. Contra o Atlético-GO, o camisa 16 usou a cabeça para superar o goleiro Ronaldo e abrir o placar na Fonte Nova. No fim, o triunfo por 2x0 garantiu a classificação do Esquadrão à Libertadores após 35 anos.

Os 15 gols marcados por Thaciano foram divididos em todas as competições que o Bahia disputou. Foram dois no Campeonato Baiano, quatro na Copa do Nordeste, dois na Copa do Brasil e sete no Brasileirão.

Levando em consideração apenas os gols no Campeonato Brasileiro, Thaciano foi o vice-líder. Ele acabou superado por Everaldo, que foi às redes oito vezes e liderou a estatística para o tricolor.

ALTOS E BAIXOS

Apesar do recorde pessoal, nem tudo foi flores para Thaciano. O jogador amargou longos períodos sem marcar durante ano e teve a titularidade questionada por parte da torcida.

O maior jejum durante o ano foi de 15 jogos e terminou justamente na última partida do Esquadrão no ano.

Já no lado positivo da moeda, Thaciano ficou marcado por ser o herói do Bahia em alguns jogos, entre eles na vitória por 2x0 sobre o Grêmio, fora de casa, quando marcou os dois.

Para 2025, Thaciano deve ganhar novos companheiros no ataque. Diretor de futebol do Bahia, Cadu Santoro disse em entrevista à ESPN que tem o setor ofensivo como uma das prioridades para o próximo ano.

O time baiano demonstrou interesse Pitta, do Cuiabá, mas altos valores pedidos pelo Dourado para negociar o atleta