Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Gabriel Rodrigues
Publicado em 27 de novembro de 2024 às 15:58
Na reta final do Campeonato Brasileiro, o Bahia terá pela frente adversários que já não brigam por mais nada na competição. Dos três últimos rivais do tricolor no torneio, Cuiabá e Atlético-GO já estão rebaixados à Série B.
Oponente deste sábado (30), às 19h30, na Arena Pantanal, o Cuiabá teve a queda matematicamente decretada nesta terça-feira (26), após o empate por 0x0 entre Criciúma e Fluminense, no Maracanã, pela 35ª rodada, e a vitória do Juventude sobre o Atlético-MG, por 3x2, no Independência, na abertura da 36ª.
Com 30 pontos, o Cuiabá só pode somar mais nove até o fim da competição e não tem chances de deixar a zona de rebaixamento. A crise em campo se estende para fora dele. A diretoria atrasou o pagamento dos salários de outubro e pretende quitar a folha apenas em janeiro. O clube já liberou dois jogadores do elenco.
Já o Atlético-GO, adversário na última rodada do Brasileirão, no dia 8 de dezembro, às 16h, na Fonte Nova, é o lanterna da Série A e foi matematicamente rebaixado no fim de semana. A equipe soma apenas 26 pontos.
Entre os confrontos com Cuiabá e Atlético-GO, o Esquadrão enfrentará o Corinthians, na próxima terça-feira (3), às 20h, na Neo Química Arena. O alvinegro tem os mesmos 47 pontos do time baiano e é um adversário direto na luta por uma vaga na próxima Libertadores.
Próximos jogos do Bahia:
CHANCE DE LIBERTA
Por falar em Libertadores, apesar da crise que o Bahia vive na reta final do Brasileirão - a equipe não vence há sete partidas -, o tricolor ainda segue na briga por um lugar na competição internacional.
O clube baiano é o 8º colocado, empatado com Corinthians, 9º, e Cruzeiro, 7º, todos com 47 pontos. O time mineiro fecha a zona de classificação para a Libertadores e pode abrir distância já que enfrenta o Grêmio, nesta quarta-feira, em jogo pela 35ª rodada.
De acordo com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Esquadrão tem 29,4% de chance de classificação. Se vencer os dois jogos contra os rebaixados, o time baiano chegará a 53 pontos. Com essa pontuação, a probabilidade de jogar a Liberta é de 59,9%.
Restaria ao Bahia ainda o confronto direto com o Corinthians, fora de casa. Segundo os cálculos, com 56 pontos (máximo que o tricolor pode alcançar na atual edição) as chances sobem para 99,6%.
Vale destacar que o Bahia ainda pode ser beneficiado pela abertura de mais uma vaga para a Libertadores via Brasileirão caso o Botafogo conquiste o título da Liberta sobre o Atlético-MG. A decisão em jogo único será neste sábado (30), às 16h, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires.