Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Marina Branco
Publicado em 19 de novembro de 2024 às 16:38
“Para o jogador e o garoto que ele é, ele deveria ter ganhado cinco Bolas de Ouro”. Essa é a opinião de Buffon, ex-goleiro, sobre Neymar, o melhor jogador que ele já enfrentou na vida de acordo com o próprio italiano.
Com uma das trajetórias de maior longevidade no futebol, Gianluigi Buffon jogou profissionalmente de 1995 a 2023, passando por três gerações de ídolos do esporte. “Joguei com três gerações, como posso dizer? Zidane, Ronaldo, Messi, CR7, Iniesta”, relembrou ele em entrevista ao jornal italiano Corriere Della Sera.
Mas, quando questionado sobre o maior craque que já encontrou em campo, ele destacou Neymar, que já foi tanto adversário, quanto companheiro de Buffon. Os dois jogaram juntos no Paris Saint-Germain na temporada de 2018/19, ano em que o time era tido como um dos favoritos a vencer a Champions League.
No entanto, o PSG caiu nas oitavas de final, contra o Manchester United. “ Tínhamos vencido por 2-0 em Manchester contra o United. Entendi que não estávamos preparando o retorno da maneira certa. Mas não disse... afinal, fui o último a chegar, talvez ainda tivesse uma mentalidade provinciana, eram todos campeões, o Mbappe (jogador do PSG na mesma temporada) tinha acabado de ganhar a Copa”, comentou Buffon.
“Sofremos um gol imediatamente devido a um erro defensivo, o segundo também foi culpa de um passe impreciso da minha parte, acertamos o terceiro e fomos eliminados. Não nos preparamos adequadamente para o retorno”, completou.
Gianluigi Buffon é conhecido principalmente pelo título de Copa do Mundo que venceu com a Itália em 2006, além de ser grande ídolo para todo torcedor da Juventus, clube que defendeu em seu país.
O goleiro atuou nos campos até completar 45 anos, se aposentando após voltar ao time que o revelou, o Parma. Ao longo de sua carreira, foram 1151 jogos, sendo 685 pela Juventus, 265 pelo Parma, 25 pelo Paris Saint-Germain e 176 pela Itália.