Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Alan Pinheiro
Publicado em 16 de junho de 2024 às 05:00
Única equipe sem ganhar após oito rodadas do Campeonato Brasileiro, o Vitória terá um novo desafio neste fim de semana para tentar voltar aos trilhos na temporada. Olhando o ‘copo meio cheio’, como citou o técnico Thiago Carpini, o Leão está há dois jogos sem perder na Série A. Fato é que, às 16h deste domingo, o rubro-negro recebe o Internacional em busca do primeiro resultado positivo na competição.
A 9ª rodada do Brasileirão reserva um confronto entre duas equipes com uma rivalidade moderna. Em 2016, ano da queda dos gaúchos à segunda divisão, o imbróglio envolvendo a transferência do zagueiro Victor Ramos deu início a uma desavença entre as torcidas. Na ocasião, o Inter acabou o ano rebaixado com 43 pontos e ocupando a 17ª posição, enquanto o Vitória terminou logo acima, na 16ª colocação, com 45 pontos.
No entanto, a situação ficou ainda pior após duas eliminações do Colorado para o Leão na Copa do Brasil. Em 2018, o Internacional venceu por 2x1 no Beira-Rio e foi derrotado no Barradão por 1x0, o suficiente forçar os pênaltis. Nas cobranças, o goleiro Caíque, atualmente no Grêmio, defendeu duas vezes e levou o time baiano às oitavas de final do torneio. Já em 2021, os palcos foram invertidos. Derrota vermelha e preta por 1x0 em Salvador e vitória por 3x1 em Porto Alegre, coroando a classificação para o rubro-negro, também às oitavas.
Vitória e Internacional se enfrentaram 41 vezes na história desde o Campeonato Brasileiro de 1972. Até 1995, foram 23 anos de domínio Colorado no confronto. Somente em 1996 que o Leão conseguiu ganhar a primeira vez dos gaúchos, quando Gil Baiano e Wilson fizeram os gols no 2x1 que mudou os rumos da rivalidade. Considerando apenas as partidas após esse triunfo rubro-negro, foram disputados 30 jogos, com 13 resultados positivos para o Vitória, nove para o rival e oito empates.
Na primeira divisão do Brasileirão, o retrospecto é favorável à equipe do Rio Grande do Sul. O Inter ganhou 14 e empatou 10 dos 35 confrontos entre os dois adversários, enquanto o Leão se deu melhor em 11 ocasiões. Vale destacar que o mais recente encontro pela Série A aconteceu em 2018, quando o Colorado saiu vencedor por 2x1 no Beira-Rio.
Após o empate com o Juventude, o técnico Thiago Carpini enxergou evolução no desempenho do Vitória e projetou o duelo contra o Internacional.
“O jogo começou para nós agora. A estratégia vamos pensar agora, entra o aspecto físico, o desgaste, o que vamos pensar para o adversário. O jogo em casa é outra ideia. Pode ser que a gente tenha um ou dois retornos do departamento médico, jogadores que estão na fase de transição. Então a gente pode ganhar opções para esse jogo que é diferente, que a gente tem que ter mais iniciativa, mas sem perder a postura defensiva. Sofremos com isso contra o Botafogo e o Atlético-GO”, disse.
Para a partida, o comandante rubro-negro pode ter o retorno do atacante Mateus Gonçalves, que está recuperado de lesão e treinou normalmente. Já Iury Castilho foi liberado das atividades de sexta-feira por causa de uma virose e é dúvida. Mesma situação do volante Dudu, que, depois de ser desfalque por causa de dores no joelho, se recupera de quadro viral.