Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

De volta à Fonte Nova, Vitória encara Colo-Colo para continuar na liderança do Baianão

Confronto contra o Tigre ocorre neste sábado (25), a partir das 18h30

  • Foto do(a) author(a) Alan Pinheiro
  • Alan Pinheiro

Publicado em 25 de janeiro de 2025 às 02:00

Thiago Carpini comanda o Vitória pela quarta rodada do Baianão
Thiago Carpini comanda o Vitória pela quarta rodada do Baianão Crédito: Victor Ferreira/EC Vitória

Em um intervalo de apenas dois dias após a última partida, o Vitória volta a campo neste sábado (25) para enfrentar o Colo-Colo, pela quarta rodada do Campeonato Baiano. O confronto pode dar a manutenção do clube rubro-negro na liderança da competição ou tirar o Tigre da zona de rebaixamento. O jogo também marca o retorno da torcida do Leão à Arena Fonte Nova. A bola rola às 18h30.

Com a proibição da torcida mista nos clássicos entre a dupla Ba-Vi, os jogos com o Bahia como mandante não contaram com os torcedores do Vitória no estádio. A última partida que o Leão disputou na Fonte Nova com o apoio de sua torcida aconteceu no dia 14 de setembro de 2019, quando o clube mandou seu jogo no local e perdeu para o Guarani por 1x0, pela 22ª rodada da Série B.

O Leão, no entanto, não será o mandante da partida. O Mário Pessoa, estádio que recebe os jogos das equipes de Ilhéus, não foi liberado pela Federação Baiana de Futebol (FBF) para mandar os confrontos até que cumpra determinadas exigências. A partida então seria disputada no Waldomiro Borges, em Jequié, mas um acordo entre as equipes mudou o palco para Salvador.

Sobre a partida contra o Colo-Colo, o lateral direito Claudinho falou sobre a mudança no mando de campo. Para o jogador, a possibilidade do elenco ter uma viagem a menos vai ajudar nesse início de temporada.

"Todas as viagens, querendo ou não, tem um desgaste. A gente vem de uma sequência muito grande de jogos e poucos dias de descanso. Sabemos que qualquer descanso em casa e tempo para treinar também é muito importante"

Claudinho

Lateral direito do Vitória

Além do palco, outro reencontro acontece dentro de campo. Tradicional equipe da Bahia, o Colo-Colo foi campeão da segunda divisão do Baianão e ressurgiu na elite do futebol baiano. O último encontro entre as duas equipes carrega uma lembrança negativa para os visitantes deste sábado (25). Em 2015, o Vitória foi superado por 2x0 pelo Tigre no jogo de volta das quartas de final do estadual e acabou eliminado da competição. O episódio, inclusive, serviu como um estopim para a renúncia do então presidente, Carlos Falcão, após protestos da torcida.

Em todas as competições, foram disputados 24 jogos entre as duas equipes, com o Leão saindo vencedor em 11 jogos, empatando seis e sendo superando sete vezes. Com o Colo Colo como mandante, o retrospecto ainda é favorável para os rubro-negros, já que o Tigre ganhou apenas três partidas, empatou quatro e perdeu cinco vezes.

Para o confronto da vez, a tendência é de que o técnico Thiago Carpini dê descanso para jogadores que já vinham jogando e aproveite o adversário para aumentar o ritmo de jogo de outros atletas. Zé Marcos, titular diante do CRB do meio de semana, pode começar no banco de reservas, já que entrou em campo em todos os jogos da temporada até aqui. A tendência é de que jogadores como Carlos Eduardo, Osvaldo, Val Soares e outros ganhem minutos durante o jogo.