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Estadão
Publicado em 17 de novembro de 2024 às 08:29
Na contramão de boa parte dos ídolos brasileiros em atividade, o atacante Gabigol tem uma série de produtos inspirados em sua marca e que miram diferentes tipos de público, em especial, o infantil. Apesar das polêmicas, o jogador de 28 anos investe em sua imagem. E, para tanto, começou a apostar nos vídeos. Na semana passada, ele lançou seu canal no YouTube, repetindo outros ídolos do futebol, como Cristiano Ronaldo. >
Em comunicado nas redes sociais, ele anunciou aos fãs a novidade e fez a publicação do primeiro um vídeo, aparecendo uma imagem dele cercado dos títulos conquistados no Flamengo, com a música "Me dê motivo", do cantor Tim Maia - era um recado indireto à diretoria do clube carioca sobre sua saída. Foram mais de 220 mil views em menos de 24 horas.>
Na última temporada, Gabigol promoveu o lançamento do livro "Minha História com o Gabigolzinho". Na obra, o personagem Gabigolzinho e os seus novos amigos, os tripulantes de uma nave, apresentam a biografia do jogador e apresentam atividades de escrever, colorir e interagir, de forma lúdica, com a trajetória do ídolo rubro-negro.>
Não é a primeira vez que o jogador realiza ação deste tipo. Em 2023, ele divulgou o lançamento de um kit exclusivo para comemorar uma marca histórica: ao fazer o gol no empate de 1 a 1 com o Racing, chegou aos 30 gols na Copa Libertadores e se tornou, de forma isolada, o maior artilheiro brasileiro na história da competição. No mês passado, ele já havia anunciado o lançamento de novos produtos exclusivos com sua marca, como modelos com a marca Gabigolzinho e Lil Gabi, e a reformulação de sua loja oficial virtual, a Gabigol Store.>
Para especialistas em marketing esportivo, apesar das polêmicas que também acompanham sua carreira, Gabigol tem uma força gigantesca no campo do marketing. "Nossos ídolos possuem uma força de exposição gigantesca e precisam estar muito atentos em tudo, não somente de sua saúde e técnica para dentro das quatro linhas, mas também nos momentos extracampo", afirma Renê Salviano, CEO da Heatmap, empresa especializada em marketing esportivo.>
"Ao longo da carreira, é muito importante se cercar de um time de profissionais que saiba cuidar de todos os pontos de contato com os fãs, os atletas e sua família precisam ter conhecimento do impacto de cada fala, de cada ação. No caso do Gabigol, tive oportunidade de conhecer o staff e fiquei impressionado com o profissionalismo das pessoas que dão suporte na sua carreira.">
Para Ivan Martinho, professor de marketing esportivo da ESPM, o jogador soube criar uma audiência independente, ligada ao futebol, mas sem relação direta com os clubes que defende. "As redes sociais possibilitaram que ídolos pudessem construir uma audiência própria e que não mais dependa exclusivamente do clube que jogam ou da entidade que representam. O passo de Gabigol na direção de monetizar essa base de fãs de maneira independente com produtos próprio se assemelha ao que já vimos em alguns ídolos dos esportes americanos.">
O projeto do canal do YouTube foi produzido pela família do atleta, em parceria com a 4ComM, empresa que gerencia a carreira do jogador, e também a SoÍdolos Oficial. "Pessoas preferem se relacionar com outras pessoas. O Gabigol entendeu essa dinâmica e está bem à frente do mercado brasileiro quando o tema é construção de marca e imagem do mercado de jogadores, exatamente por ações como essa. A tendência é que outros players, assim como no mercado europeu e americano, tenham essas iniciativas", diz Bruno Brum, CMO da agência End to End, de marketing esportivo.>