Corrida de mountain bike chega a 14ª edição em Guaratinga e Porto Seguro

A competição receberá mais de 500 competidores de 24 países e 229 cidades

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2024 às 19:25

Trilhas, asfalto, matas, terrenos íngremes, areia, barro e dois Parques Nacionais fazem parte dos desafios da Brasil Ride
Trilhas, asfalto, matas, terrenos íngremes, areia, barro e dois Parques Nacionais fazem parte dos desafios da Brasil Ride Crédito: Ney Evangelista/Brasil Ride

Entre os dias 19 e 26 de outubro, o município de Guaratinga e o distrito de Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, receberão os ciclistas que participam da Brasil Ride, maior corrida de mountain bike do mundo. Em sua 14ª edição, a competição receberá mais de 500 competidores de 24 países e 229 cidades.

A competição é dividida em etapas, totalizando sete, com um total de 600km de distância e 12.000m de altimetria acumulada. No distrito de Porto Seguro, as provas têm início e fim, na Arena Brasil Ride Bahia, no Uíki, na Praia do Parracho. Já em Guaratinga, é na Vila Brasil Ride que acontece a subida das Sete Voltas, a Etapa Rainha e a travessia pelo Parque Alto Cariri, além da proximidade dos atletas que dividem o mesmo espaço.

A vivência da Brasil Ride tem início no dia 19 de outubro, dia que antecede a prova, quando os competidores se apresentam na Arena Brasil Ride Bahia, para receber os kits que os acompanharão até o fim da jornada, que se inicia às 7h do dia 20 e segue até o dia 26, ao cruzar a linha de chegada.

Etapas

A primeira etapa será disputada dentro de Arraial, enquanto a segunda é marcada pelo deslocamento entre as duas sedes da competição, o primeiro grande desafio ao transpor os 130km que separam Arraial e Guaratinga. A terceira e quarta etapa acontecerão no entorno da Vila Brasil Ride, em Guaratinga. A quinta etapa, é a volta a Arraial d’Ajuda. Já a sexta e sétima etapa acontecem no vilarejo, distrito de Porto Seguro. No último dia de competição, mais de 1,5 mil competidores amadores participam da Maratona dos Descobrimentos.

Durante todo o percurso existem pontos de hidratação, pontos de água e dispersão, onde são oferecidos água, refrigerante, energético, bebida isotônica, frutas e carboidratos disponíveis gratuitamente. Além disso, uma equipe médica especializada em resgate em áreas remotas, caminhão base UTI, ambulâncias UTI 4x4, motos com paramédicos no percurso e posto médico nas arenas são equipados para atender eventuais emergências.