Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Convocados da Seleção Brasileira: veja a lista de Dorival Júnior

Equipe enfrenta a Venezuela no dia 14, fora de casa, e Uruguai, dia 19, na Arena Fonte Nova

  • Foto do(a) author(a) Giuliana Mancini
  • Giuliana Mancini

Publicado em 1 de novembro de 2024 às 15:18

Dorival Jr. convocou Seleção Brasileira
Dorival Jr. convocou Seleção Brasileira Crédito: Rafael Ribeiro/CBF

O técnico Dorival Júnior anunciou, nesta sexta-feira (1º), a lista de convocados para os jogos contra Venezuela e Uruguai, os últimos compromissos da Seleção Brasileira neste ano. As partidas serão válidas pelas 11ª e 12ª rodadas das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.

A principal novidade foi a presença do zagueiro Murillo, do Nottingham Forest, da Inglaterra, além dos retornos de Estêvão e Vini Jr. Já Endrick ficou de fora da relação. O jogador de 17 anos esteve presente nas últimas convocações, mas perdeu minutos em campo no Real Madrid e não foi chamado por Dorival. 

"Nós temos várias decisões tomadas que são levadas até poucos momentos antes de vocês receberem a lista final. Alguns nomes importantes ficaram fora, como o Endrick por exemplo. Jogadores estão atuando ou não? Temos que ter um peso maior para aqueles que estão, porque não temos temo para reposição de um tempo perdido. O Endrick foi um jogador fundamental em alguns jogos, vinha tendo uma boa resposta. Ele está hoje em um momento de transição, vivendo um processo natural, tudo isso demanda tempo. As portas não estão fechadas ao Endrick, pelo contrário. Tudo é questão de que ele também volte a se recolocar dentro do seu clube, com calma e paciência para reconquistar seu espaço", explicou Dorival.

Neymar, por sua vez, continuou fora da lista. O astro recentemente voltou aos gramados, após passar mais de um ano longe do futebol por romper o ligamento cruzado anterior e do menisco do joelho esquerdo. Porém, o atacante do Al Hilal conversou com a comissão técnica da Seleção e decidiu-se pela volta do astro somente em 2025, até ele adquirir o ritmo de jogo ideal.

"Todos nós estamos muito atentos com a evolução. Ele já está praticamente totalmente recuperado, mas teve poucos minutos, foi o que pesou bastante. Ele se dispôs a estar aqui dentro. Gostaria muito de ser relacionado, mas ele também entendeu a situação, a condição em que se apresenta, a pouca minutagem em campo e as próprias cobranças que todos nós faríamos com ele no banco ou dentro de campo", disse o técnico.

"Temos que respeitar o processo do clube. Um atleta do nível dele ter o prazer de estar aqui dentro sempre, isso para nós tem uma importância muito grande, mesmo ele não estando na totalidade de suas condições. Por isso, acredito que a gente tenha que valorizar essa postura que ele teve. Decidimos não trazê-lo para não precipitar", completou.

O Brasil irá enfrentar a Venezuela no dia 14, às 18h, em Maturín. Em seguida, no dia 19, a Seleção encara o Uruguai, às 21h45, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Brasil está em 4º lugar nas Eliminatórias, com 16 pontos, a seis da líder Argentina.

A apresentação dos jogadores será no dia 11 de novembro, em Belém, onde os treinos serão realizados no estádio Mangueirão. No dia 13, a delegação embarca para o local do jogo com a Venezuela. Após o duelo, a equipe viaja para Salvador. Na capital baiana, os treinos serão no Barradão.

Veja a lista de convocados:

Goleiros: Bento (Al-Nassr), Ederson (Manchester City) e Weverton (Palmeiras)

Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Abner (Lyon) e Guilherme Arana (Atlético-MG)

Zagueiros: Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murillo (Nottingham Forest)

Meio-campistas: André (Wolverhampton), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Lucas Paquetá (West Ham) e Raphinha (Barcelona)

Atacantes: Estevão (Palmeiras), Igor Jesus (Botafogo), Luiz Henrique (Botafogo), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City) e Vini Jr (Real Madrid)

*Matéria em atualização