Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Gabriel Rodrigues
Publicado em 16 de dezembro de 2024 às 20:21
Depois de divulgar o ranking atualizado de clubes, a Conmebol pode mudar os critérios do sorteio da Libertadores, o que beneficiaria o Bahia, um dos representantes do Brasil na competição. A definição do adversário tricolor e o chaveamento da fase preliminar serão definidos nesta quinta-feira (19).
Em entrevista à ESPN, Frederico Nantes, diretor de competições da Conmebol, afirmou que os clubes dos países que ainda não definiram os seus representantes serão colocados no pote 2 do sorteio para a segunda fase, independentemente do ranking.
Neste momento, Colômbia e Bolívia estão sem representantes definidos. No caso dos colombianos, Tolima e Millonarios disputam a vaga e, apesar de estarem bem ranqueados na comparação com os outros clubes da segunda fase, ficariam no pote 2.
A medida pode beneficiar o Bahia, já que o Esquadrão seria alçado ao pote 1, saindo do caminho de equipes como o Boca Juniors. Além de enfrentar times teoricamente mais fracos, o Esquadrão faria o primeiro confronto fora de casa e decidirá a vaga na Fonte Nova. Os critérios para o sorteio ainda serão divulgados oficialmente pela Conmebol.
ENTENDA A PRÉ-LIBERTADORES
A pré-Libertadores é dividida entre três fases. Na primeira, seis clubes se enfrentam em sistema de ida e volta e os três classificados vão para o pote 2 da segunda fase.
Os clubes brasileiros e argentinos entram na competição a partir da segunda fase, que é formada por 16 equipes. O chaveamento é definido por sorteio e mais uma vez os confrontos acontecem em jogos de ida e volta. Nesta fase, clubes do mesmo país não se enfrentam.
Os oito classificados duelam na terceira fase. Nesse momento, clubes do mesmo país podem se enfrentar. As quatro equipes vencedoras garantem um lugar na fase de grupos da Libertadores. Os quatro perdedores vão para a Sul-Americana.
Para chegar na fase de grupos da Libertadores, o Bahia precisa passar pelos dois mata-matas. O Esquadrão também precisa passar por pelo menos uma das eliminatórias para não correr o risco de ficar sem calendário internacional.
VEJA COMO FICARIAM OS POTES COM O NOVO CRITÉRIO DA CONMEBOL
Primeira fase
Pote 1
Pote 2