Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Giuliana Mancini
Publicado em 25 de dezembro de 2024 às 02:00
A programação do Vitória para o início da temporada 2025 já está traçada. Os jogadores que foram pouco utilizados pelo rubro-negro neste ano irão se reapresentar no dia 2 de janeiro, quando começarão os preparativos para o Campeonato Baiano. Já os atletas que tiveram alta minutagem durante o Brasileirão vão iniciar os trabalhos no dia 8.
Como a estreia no estadual está marcada para o dia 11 de janeiro, a ideia é usar um time alternativo nas três primeiras rodadas da competição - quando o elenco considerado titular estará se preparando fisicamente. Essa equipe, por outro lado, deve ganhar a companhia dos novos contratados.
Ao CORREIO, o presidente do clube, Fábio Mota, explicou que o plano é que os reforços estejam na Toca do Leão já no dia 2, para que estejam aptos para estrear no começo do Baianão. Até aqui, o rubro-negro acertou com o goleiro Gabriel, o lateral Claudinho, o zagueiro Zé Marcos, os volantes Ronald, Thiaguinho e Val Soares, os meias Wellington Rato e Bruno Xavier e o atacante Fabrício Santos.
Quem também deve aparecer nas primeiras rodadas do estadual é Caio Vinícius. A competição servirá de teste para que o jogador permaneça no Leão. Em 2024, ele participou de 26 jogos com a camisa vermelha e preta, com um gol marcado. Ele iniciou sua passagem atuando como volante - posição de origem -, mas precisou ser deslocado para a zaga pela falta de opções durante o Campeonato Brasileiro.
"Na linha defensiva entregou muito em jogos contra times de Série A, Fluminense, Atlético-MG. Ele [Caio Vinícius] vai jogar o estadual e, se houver merecimento, vai continuar. Isso o atleta já sabe. Zé Marcos e Claudinho também chegam para jogar o estadual. Então vamos ter uma equipe competitiva", afirmou o técnico Thiago Carpini em entrevista ao site ge.
Outro atleta que aproveitado no Baianão é o volante Dionísio, que atuou pelo Brusque em 2024. Lá, ele disputou 38 jogos (19 como titular), entre Catarinense, Copa do Brasil e Série B, com uma assistência. O atleta tem contrato com o clube baiano até dezembro de 2025.
A diretoria ainda planeja aproveitar atletas da base no estadual, como o zagueiro Andrei, o lateral esquerdo Riquelme, o lateral direito Emerson, os volantes Edenilson e Breno, além dos atacantes Luis Miguel, Lawan e Fábio. A lista foi divulgada pelo ge.
Atual campeão, o Vitória vai estrear no Campeonato Baiano diante do Barcelona de Ilhéus, no dia 11 de janeiro, às 16h, no Barradão. Em 2025, a equipe também irá disputar a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil, a Sul-Americana e a Série A do Brasileirão.