Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Alan Pinheiro
Publicado em 25 de novembro de 2024 às 16:48
O 'cara' do Vitória no segundo turno do Brasileirão tem nome e sobrenome: Alerrandro Barra Mansa Realino de Souza. O camisa 9 do Leão superou um jejum de gols no início da Série A, alcançou os 11 tentos e, de quebra, se tornou o vice-artilheiro da competição.
Nos últimos 11 confrontos, o centroavante balançou as redes em oito oportunidades. Ou seja, 72% dos gols marcados pelo jogador aconteceram na metade final do torneio, quando o rubro-negro começou a reação pela permanência na primeira divisão. Colocando na conta as duas assistências no período, somente quatro jogos do returno não tiveram o envolvimento direto do atacante de 24 anos em gols.
A boa fase no segundo turno colocou o atleta na disputa pela artilharia do Campeonato Brasileiro. Com 12 gols marcados, Estêvão (Palmeiras) é o atual detentor da “chuteira de ouro”. Alerrandro está no segundo lugar no pódio de goleadores, dividindo o posto com Pedro (Flamengo), Raphael Veiga (Palmeiras) e Yuri Alberto (Corinthians), todos com 11 gols.
Outro aspecto que fortalece a ótima marca do jogador do Leão tem relação com as circunstâncias das partidas em questão. Considerando apenas o segundo turno, três gols abriram o placar e dois empataram os respectivos duelos. Já no confronto contra o Fluminense, o pênalti cobrado pelo camisa 9 colocou o rubro-negro à frente. Enquanto isso, o tento diante do Cruzeiro ampliou a vantagem e, contra o São Paulo, diminuiu o prejuízo.
Apesar de o atacante estar em alta graças ao desempenho recente, Alerrandro passou por um período conturbado no começo do Brasileirão. Foram 16 jogos sem sucesso em balançar as redes dos adversários, o que rendeu críticas da torcida ao jogador do Leão. Fora do campo, a cabeça do camisa 9 estava envolvida em um drama pessoal.
Em setembro, o centroavante comentou sobre o momento em que sua filha esteve internada na UTI. "Acho que, quando você tem uma filha no hospital passando por um problema grave, isso afeta qualquer um, mas acho que eu mantive a cabeça tranquila nesse período. Por mais que eu não tenha feito gol, eu ajudei a equipe. E, por incrível que pareça, quando ela saiu do hospital foi quando eu comecei a fazer gol e ajudar mais ainda a equipe", explicou.
Passado o susto, Alerrandro “estreou” de fato na Série A contra o Corinthians, na 14ª rodada. Na partida, marcou dois gols em cima dos paulistas. No confronto seguinte, anotou mais um, diante do Criciúma. Considerando toda a temporada até o momento, o centroavante tem 24 participações diretas em tentos, balançando as redes em 17 oportunidades e contribuindo com sete assistências.
De acordo com Fábio Mota, o Red Bull Bragantino sinalizou o interesse em negociar o atleta com o Leão. O acerto, no entanto, só não aconteceu neste ano por decisão da diretoria do Massa Bruta, que optou por deixar a venda para o próximo ano por já ter batido as metas desta temporada. A revelação ocorreu durante entrevista coletiva realizada antes da 30ª rodada.
Com Alerrandro entre os titulares, o Vitória fará seu próximo compromisso pelo Brasileirão no próximo domingo (1º), às 18h30, quando enfrentará o Fortaleza, no Barradão. Além dos três pontos, o clássico nordestino pode cravar a permanência rubro-negra na primeira divisão.