Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Gabriel Rodrigues
Publicado em 24 de dezembro de 2024 às 08:30
Enquanto o elenco principal do Bahia curte merecidas férias após uma temporada intensa, nada de descanso para o time sub-20 tricolor. Os garotos estão suando a camisa no CT Evaristo de Macedo, de olho nos primeiros jogos do Campeonato Baiano.
Depois de um período de recesso após a eliminação na Copa do Brasil da categoria, o Esquadrãozinho voltou aos trabalhos há uma semana e iniciou a pré-temporada para as competições de 2025. O principal desafio será o estadual profissional.
Como o time treinado por Rogério Ceni estará em período de preparação em Girona, na Espanha, caberá ao sub-20 disputar os três primeiros jogos do Baianão. A estreia será no dia 12 de janeiro, contra o Jacuipense, no estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana. Na sequência, o tricolor enfrenta o Atlético de Alagoinhas, na Fonte Nova, e na terceira rodada visita o Jacobina.
A equipe sub-20, inclusive, terá novidades na estreia do Campeonato Baiano. Uma delas está no banco de reservas. Com a demissão de Rogério Ferreira, Leonardo Galbes foi o escolhido para comandar o time.
O treinador de 38 anos estava na equipe principal do Louletano, de Portugal, e acumula passagens como auxiliar técnico de equipes como Bolívar-BOL, Coritiba, Al Hilal, Red Bull Bragantino e da seleção boliviana. Galbes iniciou o trabalho na última semana e garantiu que os garotos estarão prontos para representar as cores do Bahia.
“Para nós, para o nosso projeto, a equipe sub-20, é uma honra poder participar e vivenciar essa etapa. Na formação dos nossos pivetes, os nossos jogadores, isso é fundamental para o desenvolvimento deles como seres humanos, no desenvolvimento como jogadores. Essa oportunidade de sentir esse contexto do futebol profissional é muito importante. O nosso caminho primeiro é entender o que a gente representa, depois conectar todo o clube, todos os jogadores, todo o staff técnico para poder representar da melhor maneira o nosso primeiro time. Depois é desfrutar desse momento tão importante para todos nós”, explicou Galbes.
O elenco também tem pelo menos uma cara nova. Destaque nas categorias de base do América-MG, o garoto David Martins, de apenas 17 anos, foi contratado pelo Bahia e integrado ao sub-20. O jogador será observado quando o time principal voltar ao Brasil. O tricolor não confirma os números, mas, de acordo com a imprensa mineira, o clube pagou cerca de R$ 12 milhões pelo atleta.
Outros jogadores mais conhecidos da torcida também fazem parte do grupo de estreia no estadual. São exemplos o volante Jota e o meia-atacante Roger Gabriel. A dupla chegou a ser relacionada por Rogério Ceni em 2024, mas não teve sequência entre os profissionais.
O volante Sidney e o atacante Ruan Pablo, que no início de dezembro participaram de intercâmbios nas equipes de base do Lommel SK e do Manchester City, respectivamente, também devem fazer parte do grupo treinado por Leonardo Galbes.
Por sinal, para muitos jogadores do time sub-20, os três jogos no Campeonato Baiano são encarados como a chance de mostrar serviço para Ceni. Em 2025, o tricolor terá um calendário cheio, com cinco competições: Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Brasileirão e Libertadores.
OLHO NA COPINHA
Como o time sub-20 do Bahia disputará o Campeonato Baiano principal, o clube mandará para a Copa São Paulo de Futebol Júnior uma equipe mais jovem, formada por atletas do sub-17. O grupo, formado por 30 jogadores, também está em fase de preparação no CT tricolor.
O Bahia está no grupo 4 da Copinha, que tem sede em Capivari. A estreia será no dia 4 de janeiro, contra o Sergipe. A chave tem ainda o Capivariano (time da cidade-sede) e o Madureira, do Rio de Janeiro.