Com Machado suspenso, Carpini vai precisar escolher substituto para jogo contra o Atlético-MG

Desde que o Vitória voltou a jogar com dois volantes, essa será a primeira vez sem Filipe Machado na Série A

  • Foto do(a) author(a) Alan Pinheiro
  • Alan Pinheiro

Publicado em 3 de outubro de 2024 às 05:00

O volante Filipe Machado foi titular nas últimas sete partidas do Vitória no Brasileirão
O volante Filipe Machado foi titular nas últimas sete partidas do Vitória no Brasileirão Crédito: Victor Ferreira/EC Vitória

Além da derrota para o Internacional, o Vitória trouxe na bagagem para Salvador mais uma preocupação para o treinador Thiago Carpini. Com o amarelo recebido diante do Colorado, o volante Filipe Machado está suspenso e não poderá reforçar o Leão no próximo sábado (5) contra o Atlético-MG. Sem o titular, o comandante rubro-negro vai precisar escolher um substituto dentre três opções disponíveis.

Entre os jogadores da posição, Machado é o mais recente volante a chegar na Toca do Leão. Um dos “reforços de segundo turno”, o atleta estreou diante do Palmeiras, saindo do banco de reservas na segunda etapa. Contra o Cuiabá, o mesmo cenário foi visto pelos torcedores. No entanto, desde o clássico contra o Bahia, Filipe Machado entrou no 11 titular e não saiu mais, seja com três ou dois volantes.

Apesar de receber o seu primeiro cartão amarelo com a camisa do Vitória, o jogador chegou ao Leão pendurado pelas outras duas advertências pelo Cruzeiro. Com isso, o confronto válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro vai ser a primeira vez que Thiago Carpini vai iniciar sem Machado como titular.

Com a camisa do Vitória, o volante participou de nove partidas na atual temporada, com quatro resultados positivos, quatro derrotas e um empate. De 27 pontos disputados, o clube rubro-negro conquistou 13 desde a estreia do jogador. Com Machado em campo, o Leão tem 48% de aproveitamento.

A importância do jogador se mede pelo papel de ligação da defesa com o ataque. Como parte das características de Machado, os lançamentos em longa distâncias cumprem esse papel. Atualmente, o volante é o terceiro jogador da equipe com mais acertos de bolas longas por jogo, sendo dois por partida.

Substituto

Como opções para substituir o volante, Willian Oliveira aparece como a escolha mais provável para assumir a posição. Léo Naldi e Ricardo Ryller correm por fora para formar dupla com Luan Santos. Em entrevista coletiva, o próprio Carpini indicou a mudança no próximo confronto.

“Também é pensando no Atlético-MG, mas muito pelo cartão amarelo, acho que o Machado não fez uma das suas melhores apresentações, mas é um cara muito importante para nós, tem uma bola parada muito decisiva. (...) Pensando na sequência, a entrada do Willian é uma possível mexida, temos também o Léo Naldi, o Ryller… Mas, naquele momento, o importante era não correr riscos”, explicou.

Desde que o sistema com três volantes foi deixado para trás, Willian Oliveira entrou na função de Machado em dois dos três jogos, enquanto Ryller foi o escolhido contra o Atlético-GO. No Campeonato Brasileiro, o camisa 29 esteve em campo em 26 partidas com a camisa do Vitória, marcando cinco gols e contribuindo com duas assistências. Inclusive, é o dono da vice-artilharia do time na competição.

Já Ricardo Ryller tem a mesma quantidade de jogos que Filipe Machado. O jogador havia se estabelecido na posição, mas perdeu a titularidade após lesionar o ombro e perder o jogo contra o Vasco. Desde que voltou, jogou apenas 23 minutos em dois jogos.

Outro que perdeu espaço no Leão é Léo Naldi. Entre a rodada atrasada contra o Cuiabá e o confronto contra o Palmeiras no início do returno, o volante foi presença constante no time de Thiago Carpini. Entre junho e julho, Naldi só não esteve presente contra o Corinthians, quando estava suspenso pelo terceiro cartão amarelo. O jogador, no entanto, perdeu espaço no segundo turno e não joga desde agosto.

Independente de quem o comandante do Leão escolher, o substituto vai entrar em campo na Arena MRV para tentar desbancar o Atlético-MG e ajudar o Vitória na luta contra o rebaixamento, trazendo mais três pontos para o clube.