Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Alan Pinheiro
Publicado em 24 de setembro de 2024 às 05:00
Após superar o Juventude no Barradão, o Vitória tem uma semana de preparação antes de viajar a Porto Alegre para enfrentar o Internacional, no domingo, às 18h30, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na partida, colorados e rubro-negros farão um confronto entre 5ª e 6ª melhores campanhas do returno na Série A.
O desempenho do Leão na primeira metade da competição foi motivo de preocupação para os torcedores, já que o time somou apenas 15 pontos dos 57 disputados - o que equivale a um aproveitamento de apenas 21%. O rendimento fraco nas 19 rodadas iniciais aumentou a importância para as últimas partidas, mas a equipe tem correspondido. Em oito jogos, o Vitória ganhou quatro, empatou um e perdeu outros três.
O aproveitamento de 54% neste começo de returno dá esperança para o clube conseguir escapar da degola. Caso esse desempenho se mantenha até o fim do Brasileirão, o time comandado por Thiago Carpini somaria mais 18 pontos e terminaria a primeira divisão com 46.
De acordo com os cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma equipe com essa pontuação ao fim da Série A tem 0,5% de chance de ser rebaixada. Já com 45 e 44 pontos, a probabilidade é de 2,6% e 8,7%, respectivamente. Importante destacar que as estimativas são baseadas a partir da atual rodada da Série A e estão sujeitas a alterações.
Apesar de ter a 6ª melhor campanha no returno, o Vitória vai entrar em campo contra a equipe que ocupa a 5ª posição na classificação da metade final do Campeonato Brasileiro. Em oito jogos, o Colorado fez 15 pontos - dois a mais que o rubro-negro -, com quatro triunfos, três empates e apenas um revés.
O time gaúcho, inclusive, não perde há mais de um mês. Após ser superado pelo Atlético-GO, pela 23ª rodada, o Internacional entrou em campo em seis oportunidades e saiu vitorioso em cinco confrontos, além de empatar com o Cruzeiro.
Vale destacar que o Inter vem jogando as partidas que haviam sido adiadas por conta das enchentes no Rio Grande do Sul. Em agosto, mediu forças contra Cruzeiro e Juventude, em duelos válidos pelas 5ª e 6ª rodadas. Amanhã, terá mais uma missão, contra o Red Bull Bragantino, fora de casa, pela 16ª rodada.
Em boa fase nos últimos jogos, Vitória e Internacional também compartilham turbulências na temporada. Entre junho e agosto e em meio a três competições, o Colorado ficou 11 jogos sem conseguir vencer, maior jejum do clube no ano. Já o Leão teve a mesma sequência negativa entre abril e junho, justamente no início da Série A, quando o rubro-negro fez três pontos em 24 disputados.
Reconhecendo a ascensão do adversário, o treinador Thiago Carpini comentou sobre o rival durante entrevista coletiva após o jogo contra o Juventude, no último sábado.
“Vamos sempre trabalhar pela vitória. Como você falou, o Internacional vem em uma crescente, e eu esperava essa crescente deles, para mim é um dos melhores elencos. Jogar lá no Beira-Rio é muito difícil, mas também fizemos bons jogos fora de casa: empatamos com o Cuiabá, com o Juventude, ganhamos do Palmeiras e do Fluminense…”, disse o técnico.
“O Vitória tem sido uma equipe equilibrada dentro e fora de casa, mas, na situação da competição, o importante é pontuar. Não podemos abrir mão dos pontos e, dependendo da partida, poderemos buscar mais. Vamos trabalhar pela terceira vitória consecutiva sabendo o que vamos encontrar lá”, completou o comandante rubro-negro.