Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

CNRD se declara incapaz de julgar imbróglio de Lucas Esteves

Empresário do jogador informou que a liminar agora será apreciada pela Justiça do Trabalho

  • Foto do(a) author(a) Alan Pinheiro
  • Alan Pinheiro

Publicado em 4 de fevereiro de 2025 às 15:23

Lucas Esteves tem 41 partidas completas com a camisa do Vitória
Lucas Esteves com a camisa do Vitória Crédito: Ana Albuquerque/CORREIO

A novela envolvendo a saída de Lucas Esteves do Vitória para o Grêmio está longe de ter um desfecho. Após o jogador entrar na Câmara Nacional de Resolução de Disputas (CNRD) para conseguir a liberação da equipe baiana, o órgão se declarou incompetente para julgar a demanda e a liminar agora será apreciada pela Justiça do Trabalho. Quem revelou o novo episódio do caso foi o empresário do jogador, Marcelo Robalinho. Com isso, Lucas Esteves segue vinculado ao Vitória. Uma nova audiência está marcada para o dia 31 de março.

Em nota, o Vitória confirmou que o atleta em questão segue com o vínculo de trabalho e desportivo junto ao clube. "A decisão acatou o pleito do EC Vitória no âmbito jurídico processual em detrimento do que buscava o atleta", diz o Leão.

Mais cedo, o representante revelou que a CNRD concedeu ao Vitória prazo até as 14h para apresentar uma proposta de valor da forma de pagamento da cláusula penal. Caso infrutífera tal proposta, a CNRD iria deliberar às 15h sobre o direito ou não do atleta em ser livre com o pagamento da cláusula compensatória estipulada em contrato.

Caso a negociação com a equipe gaúcha se concretize, o Grêmio voltará a pagar U$ 1 milhão (cerca de R$ 6 milhões) para contar com o jogador. O Leão, no entanto, possui apenas 50% dos direitos econômicos do atleta, enquanto o restante pertence ao Palmeiras. Segundo o jornalista Jorge Nikola, Esteves assinará por três anos com a nova equipe.

Esteves chegou ao Vitória no início de 2024 após se destacar com a camisa do Atlético-GO no returno da Série B de 2023. Inicialmente, o lateral esquerdo de 24 anos disputaria posição com PK, mas terminou o ano como titular indiscutível após atuações consistentes no Campeonato Brasileiro, tanto ofensiva quanto defensivamente.

Ao todo, Lucas Esteves entrou em campo 54 vezes com a camisa do Leão. O Vitória é a equipe profissional em que o lateral disputou mais partidas na carreira. Durante sua passagem por Salvador, o defensor revelado pelo Palmeiras marcou dois gols e ajudou com quatro assistências.

Esteves ganhou a primeira chance na equipe principal do Verdão em 2019, quando tinha apenas 19 anos. A estreia aconteceu no dia 20 de março daquele ano, na vitória por 1x0 sobre a Ponte Preta, pelo Paulistão. Desde então, a carreira do jovem lateral assumiu ares internacionais: passou dois anos atuando no Colorado Rapids, dos Estados Unidos. Lá, o atleta disputou 46 partidas, marcou dois gols, deu três assistências e ainda recebeu o prêmio de Jogador Jovem do Ano na Major League Soccer de 2022. Antes de chegar ao Leão, Lucas Esteves ainda atuou por Fortaleza e Atlético-GO em 2023 , subindo para a Série A com o clube goiano.

Com a perda, o técnico Thiago Carpini só vai contar com o recém-contratado Hugo - que deve ser titular diante do Bahia - para ocupar a posição até que um novo reforço seja contratado pelo clube. O zagueiro Zé Marcos também pode atuar improvisado.