Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Gabriel Rodrigues
Publicado em 5 de dezembro de 2024 às 12:34
O Bahia está cada vez mais perto de confirmar uma vaga na Copa Libertadores da América. Com a derrota do Cruzeiro para o Palmeiras, na noite desta quarta-feira (4), no Mineirão, o Esquadrão chega à última rodada do Brasileirão dependendo apenas das próprias forças para ir à competição internacional. De acordo com os cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as chances de classificação do Esquadrão são de 86,6%.
O Bahia é o 8º colocado do Campeonato Brasileiro, com 50 pontos, dentro da zona de classificação. O Esquadrão disputa a vaga com o Cruzeiro, que aparece uma posição abaixo, com 49 pontos. Para garantir a vaga na Liberta sem depender de outros resultados, a equipe baiana precisa vencer o Atlético-GO, em confronto que será realizado neste domingo (8), às 16h, na Arena Fonte Nova.
O tricolor pode se classificar mesmo com um empate no último jogo, mas teria que torcer para o Cruzeiro não ganhar do Juventude. Em um cenário mais remoto, garante classificação até se perder em casa. Neste caso, além de torcer pelo tropeço do Cruzeiro, dependeria de que o Vasco não consiga tirar uma diferença de 12 gols de saldo caso vença o Cuiabá.
Ainda segundo os cálculos do departamento de matemática da UFMG, a probabilidade de classificação do Cruzeiro é de 13,4%. O time mineiro está em baixa após os últimos fracassos sob o comando de Fernando Diniz e enfrentará, fora de casa, um Juventude que se livrou do risco de rebaixamento e agora mira uma vaga na Copa Sul-Americana.
O Bahia busca o retorno à Libertadores para encerrar o jejum de 35 anos sem participar da competição. A última vez que o clube baiano jogou a Liberta foi em 1989, credenciado pelo título de campeão brasileiro em 1988. Naquela edição, o Esquadrão liderou o seu grupo e avançou até as quartas de final, construindo a melhor campanha de um clube nordestino no torneio.