Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Giuliana Mancini
Publicado em 20 de dezembro de 2024 às 16:48
A participação de Ronaldo Fenômeno no programa Mais Você, da TV Globo, causou um atrito entre a emissora e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Durante a entrevista, a apresentadora Ana Maria Braga pediu votos ao ex-jogador em uma futura eleição da entidade máxima do futebol nacional - o ex-atleta confirmou que planeja se candidatar para a presidência da CBF.
As informações são de Rodrigo Mattos, colunista do UOL. De acordo com o jornalista, a fala irritou o presidente da confederação, Ednaldo Rodrigues, que é candidato à reeleição. O baiano teria visto a atitude como parcial em favor da campanha de Ronaldo - e, portanto, negativa para sua permanência.
"Se nós, o povo, pudéssemos votar, seria unanimidade", disse Ana Maria "Gente, vota nele. Vamos começar a campanha", seguiu.
Na última terça-feira (17), o Fenômeno anunciou a intenção de se candidatar ao cargo da CBF em entrevista ao Jornal Nacional. No dia seguinte, participou do Mais Você e voltou a falar sobre os planos. O ex-jogador de 48 anos disse que que pretende resgatar a paixão do brasileiro pelo futebol.
"Tenho centenas de motivos para me candidatar, mas a principal é que a Seleção Brasileira joga e o nosso povo já é indiferente com o jogo, assiste, mas não tem aquele envolvimento. Na minha época, o Brasil parava, o futebol reunia e perdemos isso. Tem muitos problemas na indústria do futebol. Estou capacitado para unir a população novamente e trazer a força que a seleção brasileira precisa. Esse anúncio foi muito bom, mas estou processando as respostas das pessoas", falou.
"Talento nós temos, temos que desenvolver mais o futebol nos estados, o trabalho da CBF tem que ser desenvolver o futebol. A CBF, hoje, é odiada, aonde você vai, as pessoas falam de corrupção, má gestão, dos problemas que teve ao longo dos anos. A imagem da CBF é uma imagem ruim e quero transformar a CBF na empresa mais amada do Brasil", completou Ronaldo.
Atual presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues tem mandato até o fim de março de 2026. A partir de abril de 2025, já pode ser marcada uma data para a próxima eleição. "Estou animado e me sinto no dever de fazer, recebi tanto do futebol que quero continuar retribuindo", falou Fenômeno.
Ainda segundo Rodrigo Mattos, a Globo procurou Ednaldo para amenizar o desconforto, e explicou que não tem lado em campanha, ressaltando a imparcialidade. O entendimento, de acordo com o colunista, é de que a situação foi apaziguada.