Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Botafoguense 'doente', Léo Batista se tornou torcedor do clube por acaso

Jornalista, que faleceu neste domingo (19), batiza cabine no Estádio Nilton Santos

  • Foto do(a) author(a) Giuliana Mancini
  • Giuliana Mancini

Publicado em 19 de janeiro de 2025 às 17:01

Léo Batista foi homenageado pelo Botafogo
Léo Batista foi homenageado pelo Botafogo Crédito: Vitor Silva/Botafogo

O jornalista Léo Batista, que morreu neste domingo (19) aos 92 anos, era torcedor ilustre do Botafogo. E nunca escondeu qual era o time do coração. Tanto que, em 2019, foi homenageado pelo Glorioso e batizou uma cabine no Estádio Nilton Santos, o Engenhão. O apresentador era sócio alvinegro desde 1992 e cobriu o primeiro jogo de Garrincha pelo clube, em 1953.

Em 2022, durante participação no programa Conversa com Bial, Léo Batista explicou que se tornou botafoguense por acaso. "Fui assistir a um jogo com alguns amigos, era Fluminense e Botafogo. De repente, o Botafogo começou a jogar melhor, saiu uma jogada bonita e pronto, um golaço do Botafogo. Pulei gritando "gol". Depois do lance eu parei e pensei: ué, estou torcendo para o Botafogo? Daquele instante em diante acabou, virei Botafogo", disse.

"Já fui Botafogo doente. Hoje eu estou doente por causa do Botafogo", completou. Dois anos depois, o time se tornou campeão da Libertadores e tricampeão do Campeonato Brasileiro.

O alvinegro fez uma homenagem ao torcedor nas redes sociais e destacou que Léo Batista foi um dos jornalistas que transmitiram a primeira partida oficial de Garrincha no futebol (Botafogo X Bonsucesso, pelo Campeonato Carioca, no dia 19 de julho de 1953).

"Com pesar e gratidão, hoje nos despedimos do grande Léo Batista, escolhido pela Estrela Solitária e um dos maiores nomes da comunicação brasileira. A voz marcante do jornalista atravessou gerações, nos acompanhou em momentos históricos e anunciou o “Tempo de Botafogo”. Torcedor declarado e sócio desde 1992, Léo sempre exaltou o nome do Clube e ganhou um espaço a mais nos corações alvinegros. Em nossa casa, o Nilton Santos, viu a cabine de TV ser batizada com o seu nome e foi ovacionado por milhares de botafoguenses em lindas homenagens. Uma relação de amor, reconhecimento e lealdade. Obrigado por tudo, Léo Batista. Um marco na história do jornalismo, do esporte e do Botafogo!", escreveu o clube.

O Bahia também homenageou o ícone do jornalismo nacional. "Descanse em paz, Voz Marcante. Uma homenagem do Esquadrão de Aço a um dos pioneiros do telejornalismo esportivo no Brasil, Léo Batista, que nos deixou hoje aos 92 anos", publicou o tricolor.

Veja outras homenagens de clubes brasileiros: