Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Marina Branco
Publicado em 3 de dezembro de 2024 às 14:53
O Super Mundial de Clubes está cada vez mais próximo, e a divisão dos potes para o sorteio de grupos da próxima quinta-feira (5), às 15h, já está pronta. Do Brasil, saíram Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo, último a se classificar após vencer a Libertadores no último sábado (30).
Colocado no pote 3, o Botafogo enfrentará dois europeus logo na primeira fase, enquanto os outros três brasileiros são cabeças de chave, e encontram apenas um time europeu, vindo do pote 2.
No pote 1, estão Flamengo, Fluminense, Palmeiras, River Plate, Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique e Paris Saint-Germain. Já no do Botafogo, estão presentes Boca Juniors, Al-Hilal, Al-Ahly, León, Monterrey, Ulsan e Wydad Casablanca.
No sorteio, times de um mesmo país não podem se encontrar no mesmo grupo, bem como times da mesma confederação, exceto a europeia (já que tem 12 equipes no mundial). Com isso, quatro de oito grupos recebem dois clubes da Europa.
Além disso, clubes estadunidenses ocuparão a quarta posição dos grupos A e B, por motivos de agenda. Os vindos do pote 1, por sua vez, ficarão na primeira posição de cada grupo.
Por causa dessas regras, o Botafogo encontrará um rival europeu do pote 1 (já que não pode ter outro time sul-americano no grupo do alvinegro), e outro do pote 2, que só tem times da Europa. Já os outros três encararam, da Uefa, somente o adversáiro vindo do pote 2.
A ideia dos potes surgiu para "garantir equilíbrio competitivo e diversidade geográfica" no mundial, com separação baseada nos rankings de cada continente. Cada pote recebe times de acordo com seu critério, para se misturarem no grande sorteio.
O pote 1 é para os quatro melhores da Europa e da América do Sul. O pote 2 é apenas para europeus, enquanto o 3 fica por conta dos dois melhores times da Ásia, África e Américas Central e do Norte, além dos dois restantes da América do Sul. No 4, estão os times da Oceania e do país-sede, os Estados Unidos.