Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Alan Pinheiro
Publicado em 28 de novembro de 2024 às 18:34
Os baianos Tatiana Chagas e Breno de Carvalho subiram ao ringue nesta quinta-feira (28) e garantiram classificação às semifinais na Copa do Mundo de Boxe. Após vencerem as disputas nas categorias 54kg e 63,5kg, respectivamente, a dupla também garantiu mais duas medalhas para o Brasil. Tatiana e Zebim, como é carinhosamente chamado, se juntam aos baianos Wanderley Pereira 'Holyfield' e Bia Soares, que confirmaram a presença no pódio na quarta-feira (27).
Após estreia em Sheffield com três pódios, o Brasil teve Breno de Carvalho, vencendo no segundo dia do mundial. O baiano enfrentou o alemão Denis Bril, perdeu o primeiro assalto por 3 a 2, mas conseguiu encaixar boas sequências na parcial seguinte e venceu de forma unânime. Ao final dos três minutos, Zebim comemorou antes mesmo de saber o resultado.
Após vitória, Breno Zebim fez sua característica dança de comemoração. "Eu fiz o que pude para vencer o atleta, ele é muito bom, me deu aperto, mas consegui superar. Vamos para cima, nada de bronze, nada de prata, eu quero é ouro! Aqui é Brasil!", declarou o atleta.
Antes, Tatiana Chagas superou a inglesa Ivy Jane Smith. A baiana encontrou dificuldade de superar a boa defesa da adversária no primeiro round, e desse modo perdeu a parcial por 5 a 0. Com emoção até o final, Tatiana Chagas venceu de forma dividida, por 3 a 2, e garantiu medalha na etapa final da Copa do Mundo de boxe.
A estreia da Bahia na etapa final em Sheffield, na Inglaterra, ocorreu antes de Tatiana e Zebim. Nesta quarta-feira (27), Beatriz Soares, nos 66kg, e Wanderley Pereira, nos 80kg, já haviam se garantido no pódio.
Beatriz Soares foi a primeira entre os baianos, após derrotar a finlandesa Krista Kovalainen. Bia conquistou quatro dos cinco juízes no primeiro round. Durante a luta, Beatriz ainda conseguiu fazer um corte no lábio da rival. Ela venceu a luta no último round por placar dividido de 4 a 1, para garantir ao menos o bronze na categoria.
Nos 80kg, Holyfield avançou de forma unânime contra o italiano Federico Tessari. Com a experiência a seu favor, Wanderley Pereira garantiu vitória já no segundo assalto, com os juízes dando luta a favor para Wanderley. Com a luta vencida, o terceiro round foi de mais defesa, com poucos, mas precisos golpes no italiano.