Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Wendel de Novais
Publicado em 4 de novembro de 2023 às 21:48
O Bahia foi derrotado pelo Grêmio no Brasileirão na noite deste sábado (4), em Porto Alegre. Mesmo com o domínio da posse de bola e finalizando duas vezes mais do que o rival, o Esquadrão foi superado por 1x0 com gol de Luis Suárez na Arena do Grêmio, pela 32° rodada do campeonato. Em partida disputada, o tricolor baiano conseguiu se impor e ter o domínio das ações, mas pecou na criação de jogadas.
Mais eficiente, o Grêmio garantiu a quarta vitória seguida mesmo jogando abaixo do que era esperado e chegou a terceira colocação do Brasileirão com 56 pontos, a três pontos do líder Botafogo. Enquanto o resultado colocou o tricolor gaúcho de volta a briga pelo título, deixou o baiano a três pontos da zona de rebaixamento com 37 somados. Santos e Grêmio, que têm os mesmos 37 pontos, e o Vasco, primeiro time no Z4 com 34 pontos, ainda jogam na rodada.
Após a derrota, o Bahia volta a Salvador no domingo (5) e vai iniciar preparação para encarar o Cuiabá na Fonte Nova, às 20h da próxima quinta-feira (9). Thaciano, que recebeu o terceiro amarelo na partida em Porto Alegre, será desfalque.
O jogo
O Bahia foi a campo em Porto Alegre com alterações em relação ao time que venceu o Fluminense na rodada anterior. A primeira delas foi a formação, que passou a contar com três zagueiros. Com a ausência de Kanu suspenso e Victor Hugo poupado, Gabriel Xavier e David Duarte saíram como titulares ao lado de Rezende, que foi recuado para a função de zagueiro no jogo.
Enquanto Cándido e Cicinho atuaram como alas, Acevedo voltou de suspensão para formar o meio campo com Yago Felipe e Thaciano. No ataque, Cauly e Everaldo. Apesar da escalação com mais defensores, o Esquadrão, além de segurar o ataque do Grêmio, conseguiu ter mais posse de bola do que o adversário. No entanto, sofreu para criar oportunidades com a bola no pé.
A única chance de mais perigo do Bahia na primeira etapa saiu dos pés de Cauly, que acertou a trave do goleiro Gabriel Gandro aos 41 minutos do primeiro tempo. Na volta para o segundo tempo, o Grêmio voltou a tentar sufocar o Bahia, mas não conseguiu criar chances claras de gol mesmo com as entradas do atacante Ferreirinha e do meio-campo Everton. Quem quase abriu o placar primeiro foi o Esquadrão.
Aos 4 minutos da segunda etapa, Everaldo obrigou Gabriel Grando a fazer uma grande defesa em uma cabeçada após troca de passes do tricolor baiano. O Bahia voltou a finalizar duas vezes ao gol com Everaldo e Cauly, mas nas duas oportunidades Grando voltou a defender sem grandes dificuldades. Aos 16 minutos, o Grêmio encaixou um contra-ataque, mas Suárez, livre na área, cabeceou sem força para a defesa de Marcos Felipe após cruzamento.
O Bahia seguiu com a posse de bola, mas pecou nos passes. O Grêmio, por sua vez, foi preciso. Aos 24 minutos, Luis Suárez recebeu passe de Besozzi dentro da área e tocou por cima na saída de Marcos Felipe para abrir o placar na Arena do Grêmio. Após o jogo, mesmo sem a posse, o tricolor gaúcho conseguiu acalmar a partida. O Esquadrão só voltou a assustar a meta de Grando aos 30 minutos com um chute de fora da área de Gabriel Xavier, que acabou em escanteio.
Sem conseguir criar oportunidades, Rogério Ceni promoveu as entradas de Juba no lugar de Cándido e Rafael Ratão na vaga de Cauly, além da troca de Gabriel Xavier por Marcos Victor. No entanto, não voltou a levar ameaça ao gol de Grando e terminou a partida derrotado.
Ficha Técnica
Grêmio 1x0 Bahia - 32ª rodada do Campeonato Brasileiro
Grêmio: Gabriel Grando, Bruno Uvini (Everton), Bruno Alves e Kannemann; João Pedro, Villasanti, Carballo (Josué) e Reinaldo; Cristaldo (Besozzi), João Pedro (Ferreirinha) e Suárez (Natã). Técnico: Renato Gaúcho.
Bahia: Marcos Felipe, Gabriel Xavier, David Duarte (Marcos Victor) e Rezende; Cicinho (Victor Jacaré), Acevedo, Yago (Biel), Thaciano e Cándido (Juba); Cauly (Rafael Ratão) e Everaldo; Técnico: Rogério Ceni
Estádio: Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
Gol: Luis Suárez, aos 24 minutos do segundo tempo.
Cartão amarelo: Kannemann e Natã, do Grêmio; David Duarte, Thaciano, Cicinho e Cauly, do Bahia.
Cartão vermelho: Ninguém
Público: 40.154 pagantes