Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Bahia faz jogo decisivo contra o Atlético-GO por vaga na Copa Libertadores

Esquadrão entra em campo neste domingo (8), às 16h, na Fonte Nova

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 8 de dezembro de 2024 às 05:00

Cauly Bahia
Cauly é uma das esperanças do Bahia para vencer o Atlético-GO Crédito: Letícia Martins/EC Bahia

Depois de 68 jogos, o Bahia vai entrar em campo pela última vez em 2024. Mais do que a despedida da temporada, o duelo contra o Atlético-GO, neste domingo (8), às 16h, na Fonte Nova, vale para o tricolor a realização de um sonho: voltar a disputar a Copa Libertadores depois de 35 anos. Para isso, o time precisa ter mais do futebol desempenhado durante o primeiro turno, e menos do rendimento mostrado nas rodadas passadas.

Apesar dos altos e baixos que viveu na durante a segunda metade da Série A, o a equipe chega ao 38º duelo do Brasileirão na 8ª posição, dentro da zona de classificação para o principal torneio do continente. A conta para garantir a vaga na Libertadores é fácil, basta vencer o já rebaixado Atlético-GO.

Se não conseguir os três pontos, o time baiano terá que torcer para que o Cruzeiro não ganhe do Juventude, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. A raposa está na 9ª posição, com 49 pontos. Mesmo se empatarem na pontuação, o Esquadrão levará vantagem no número de vitórias (14 a 13). O Vasco, 10º colocado, também corre por fora, mas teria que tirar uma diferença de 12 gols de saldo em caso de triunfo sobre o Cuiabá, o que torna a situação praticamente impossível.

Apesar do cenário favorável, o Bahia sabe que precisa entrar em campo concentrado para conseguir o resultado positivo. Mesmo com o rebaixamento confirmado, o Atlético-GO conquistou quatro dos últimos seis pontos que disputou: empatou com o Vasco fora de casa e venceu o Fortaleza, em Goiânia. Por isso, todo cuidado é pouco.

“Estamos focados em ganhar do Atlético Goianiense. Sabemos que só dependemos do nosso resultado e o que temos na mente é ganhar o Atlético-GO”, disse o volante Acevedo.

O uruguaio, que foi titular contra o Corinthians, não sabe se continuará na equipe. Rogério Ceni aproveitou os últimos dias para fazer testes no time considerado titular e só divulgará a escalação final minutos antes do início do confronto. O treinador, no entanto, será obrigado a fazer pelo menos uma mudança.

A principal dúvida está no gol. Adriel foi titular contra Palmeiras, Athletico-PR e Cuiabá, mas perdeu o posto para Marcos Felipe diante do Corinthians. O problema é que Marcos se machucou nos primeiros minutos do jogo em São Paulo e está fora da última rodada do Brasileirão. Adriel é o mais cotado para ficar com a vaga, mas convive com as críticas e disputa a posição com Danilo Fernandes.

Entre os jogadores de linha, Ceni pode promover o retorno de Jean Lucas no lugar de Acevedo para ter o meio-campo na sua formação original, que tem ainda Caio Alexandre, Everton Ribeiro e Cauly. Na frente, a tendência é a de que Ademir entre no lugar de Thaciano e forme dupla com Lucho Rodríguez.

ATLÉTICO-GO

Sob o comando do técnico interino, o Atlético-GO vem para Salvador sem objetivos no Brasileirão e terá pelo menos duas mudanças em relação ao time que venceu o Fortaleza de virada, na rodada passada. O volante Baralhas está suspenso e fica fora da partida. Já o lateral Bruno Tubarão anunciou que não permanecerá no clube para a temporada de 2025 e já se despediu do elenco.

Na lateral, por sua vez, Maguinho será o titular. Anderson Gomes não cravou o substituto de Baralhas e pensa em pelo menos duas possibilidades: escalar o volante Gonzalo Freitas, mantendo a estrutura da equipe, ou colocar mais um atacante no time para ter ofensividade. No segundo cenário, Janderson e Luiz Fernando disputam a posição.