Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Gabriel Rodrigues
Publicado em 20 de novembro de 2024 às 07:18
Depois de nove dias apenas treinando, o Bahia voltará a entrar em campo diante do seu torcedor. Nesta quarta-feira (20), o Esquadrão encara o Palmeiras, às 18h, na Fonte Nova, em duelo que vale o fim da crise em que o time baiano se encontra no Campeonato Brasileiro.
Contra o alviverde, a missão é encerrar o jejum de vitórias na temporada para seguir sonhando com uma vaga na próxima edição da Libertadores. O Bahia está há cinco jogos sem ganhar e, no período, acumulou quatro derrotas e um empate. A consequência do desempenho foi a saída da zona de classificação para o torneio internacional. O Esquadrão inicia a 34ª rodada na 8ª posição, com 46 pontos.
Apesar da fase ruim, o clube se apega ao fator casa para reencontrar o caminho dos triunfos. Jogando na Fonte Nova, a equipe de Rogério Ceni costuma ser forte. No Brasileirão, o aproveitamento como mandante é de 66,7%.
Além disso, o tricolor tem bons motivos para lembrar do último duelo contra o Palmeiras em Salvador. No ano passado, o time azul, vermelho e branco venceu o rival por 1x0, na Fonte Nova. Thaciano marcou o gol.
O Bahia, aliás, não perde do adversário como mandante desde 2017, quando caiu por 4x2, pela Série A. De lá para cá, as equipes disputaram seis partidas, com uma vitória baiana e seis empates. De acordo com o zagueiro Gabriel Xavier, o elenco passou por bons dias de trabalho e entrará em campo focado em conquistar os três pontos.
“A gente sabe que está devendo muito ao torcedor e a nós mesmos. Não fizemos boas partidas, não só de resultado, mas de performance. A gente vem de uma semana boa de trabalho para alinhar nossas fragilidades, fazer um grande jogo e conseguir dar essa arrancada final”, disse o zagueiro.
Gabriel Xavier está de volta ao time após cumprir suspensão na rodada passada. Ele, no entanto, não terá a companhia de Kanu, que recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso. David Duarte, Vitor Hugo e Victor Cuesta brigam pela vaga.
Outro desfalque na defesa será o lateral esquerdo Arias. Convocado pela seleção colombiana para os jogos das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo, ele esteve em Barranquilla ontem, para a partida contra o Equador, e não voltará a tempo do duelo contra o Palmeiras. Gilberto será o titular.
Por sinal, a defesa tricolor também passa por um momento de instabilidade. Nos últimos cinco jogos, a equipe sofreu 11 gols. Uma média de 2,2 por partida.
“Momento bem difícil, complicado. Acabamos tomando muitos gols. Mas isso vai no todo. O momento não está sendo bom. Os resultados não estão sendo bons, mas é um momento global do time. A gente precisa se acertar, se juntar mais defensivamente para que não tome gols e faça gols. Essa parte passa pela linha defensiva. É o grupo todo que vai sair dessa situação”, completou Xavier.
Já o atacante Lucho Rodríguez, que fez parte da delegação do Uruguai que enfrentou o Brasil, ontem, na Fonte Nova, está à disposição de Ceni e pode ser titular. O volante Jean Lucas, que estava suspenso contra o Juventude, também está liberado para jogar.
PALMEIRAS
Enquanto o Bahia mira uma volta por cima nos cinco últimos jogos do Brasileirão, o Palmeiras tem na sequência uma esperança de desbancar o Botafogo novamente e conquistar o título da competição. O alviverde é o vice-líder, com 64 pontos, quatro de distância para os cariocas.
O técnico Abel Ferreira tem pelo menos três desfalques para montar o time: Mayke, Richard Ríos e Estêvão estão suspensos. O zagueiro Gustavo Gómez, convocado pelo Paraguai, também estaria fora, mas o Palmeiras enviou um avião particular para buscar o jogador na Bolívia.