Bahia enfrenta o Criciúma, na Fonte Nova, em busca de recuperação para não sair do G6

Esquadrão entra em campo neste domingo (29), às 18h30

  • Foto do(a) author(a) Gabriel Rodrigues
  • Gabriel Rodrigues

Publicado em 29 de setembro de 2024 às 05:00

Everaldo Bahia
Artilheiro do Bahia no Brasileirão, com oito gols, Everaldo é esperança contra o Criciúma Crédito: Letícia Martins/EC Bahia

A Fonte Nova será palco de mais um encontro entre Bahia e Criciúma no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, às 18h30, baianos e catarinenses estarão frente a frente pela 28ª rodada do torneio. Em momentos opostos na temporada, o Esquadrão mira um triunfo diante da torcida para dar uma resposta após ser goleado pelo Fortaleza, além de se manter no pelotão de cima da Série A. Já o Tigre luta contra o risco de rebaixamento.

A derrota por 4x1, no Castelão, ligou o alerta no tricolor, mas a equipe conseguiu se manter no G6. O Bahia inicia a rodada na 6ª colocação, empatado em pontos com Cruzeiro e Internacional, e a dois do São Paulo, que ocupa um lugar acima. Por isso, o time sabe que não pode vacilar e conta com a força de casa para levar a melhor sobre o rival.

O time tem a 5ª melhor campanha como mandante entre os 20 clubes do Brasileirão. O aproveitamento é de 74,4%. Para se ter uma ideia, dos 42 pontos que possui no torneio, 29 foram conquistados na Fonte Nova: nove vitórias, dois empates e duas derrotas em 13 partidas.

Um dos líderes do elenco, o goleiro Marcos Felipe se mostra confiante em reencontrar o caminho dos triunfos, mas diz que a equipe precisa entrar ligada para não ser surpreendida. Além da parte física e técnica, o grupo vem se preparando mentalmente para a reta final do campeonato.

“Temos que entrar com a mentalidade que temos para vencer o jogo. O jogo contra o Fortaleza nós temos que tentar apagar da nossa memória, o resultado. E também lembrarmos daquilo que nós não fizemos de bom e trocar, virar a chave, para podermos ter uma execução digna de um Bahia forte, digna de um Bahia de mentalidade forte, que gosta de propor o jogo”, afirmou.

Logo após a goleada no Castelão, Rogério Ceni lamentou a distância até o duelo contra o Criciúma, pois queria dar uma resposta de imediato. O time, no entanto, aproveitou a semana livre para descansar os atletas e traçar a melhor estratégia para voltar a vencer.

“Nós sentimos a derrota, sentimos que não fizemos um bom jogo, mas isso não deixa o elenco abalado. Estamos fortes mentalmente e trabalhando, corrigindo para poder conseguir um resultado positivo”, completou o goleiro.

O treinador terá um retorno importante para montar a equipe. Desfalque na última rodada, Kanu está de volta e formará a dupla de zaga com Gabriel Xavier. Os dois se consolidaram na entre os titulares e possuem bons números no ano.

Por outro lado, o Bahia perdeu o volante Rezende, que machucou a coxa. O jogador também reclamou de dor na região do púbis e está em tratamento. O atacante Biel e o volante Acevedo entraram na fase de transição e ainda não estão à disposição.

CRICIÚMA

Do outro lado, o Criciúma trava batalha contra o rebaixamento, mas chega motivado após vencer o Grêmio, por 2x1, no meio da semana, fora de casa. O Tigre começa a rodada com 32 pontos, a quatro de distância do Z4.

O técnico Cláudio Tencati tem problemas para montar a escalação. Os volantes Newton e Ronald e o meia Matheusinho, receberam o terceiro cartão amarelo e estão fora. O goleiro Matheus Teixeira, que pertence ao Bahia, também não pode jogar. Por outro lado, o Criciúma tem o importante retorno do atacante Yannick Bolasie, que estava suspenso. Ele disputa posição com o ex-tricolor Arthur Caíke, que ganhou moral após marcar um dos gols sobre o Grêmio.