Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Atletas baianos viajam a São Paulo para disputar Paralimpíadas Escolares

Os atletas disputarão modalidades como paratletismo, parabadminton, bocha paralímpica, tênis de mesa paralímpico, judô paralímpico e natação paralímpica

  • Foto do(a) author(a) Alan Pinheiro
  • Alan Pinheiro

Publicado em 27 de novembro de 2024 às 16:43

10 paratletas baianos viajam a São Paulo para participar das Paralimpíadas Escolares 2024
10 paratletas baianos viajam a São Paulo para participar das Paralimpíadas Escolares 2024 Crédito: Divulgação

10 atletas baianos viajam a São Paulo para participar das Paralimpíadas Escolares 2024, que ocorrerão até 30 de novembro. Considerada a maior competição de modalidades paralímpicas escolares do país, a ação envolve atletas dos 72 Centros de Referência Paralímpicos do Brasil. Na Bahia, o Centro de Referência Paralímpico (CRPBa) é fruto de uma parceria do Centro Paralímpico Brasileiro (CPB) com a Unijorge, que sedia a estrutura.

Eles disputarão competições em diversas modalidades, incluindo paratletismo, parabadminton, bocha paralímpica, tênis de mesa paralímpico, judô paralímpico e natação paralímpica. Entre os atletas que formam a delegação baiana, oito deles treinam no CRPBa.

“Participamos anualmente deste evento e, embora sejam 10 atletas e poucas modalidades, a delegação tem potencial para trazer várias medalhas para o estado”, afirma Wilson Brito Filho, supervisor do CRPBa e chefe da delegação local.

Para o professor Iuri Nascimento, coordenador do curso de Educação Física da Unijorge, a participação dos paratletas neste evento nacional mostra a importância do apoio e incentivo ao esporte. “São jovens que não apenas desenvolvem seus talentos nas modalidades paralímpicas, mas têm um espaço de inclusão e construção de valores sociais”, diz.

Inaugurado em 2022, o Centro de Referência Paralímpico Bahia oferece treinamentos em modalidades como badminton, tiro com arco, bocha e atletismo, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar formada por professores e alunos do curso de Educação Física e outros cursos da Unijorge. O local conta com a estrutura do Centro Esportivo, no Campus Paralela, com o Espaço Multifuncional de Atividades Físicas e a Quadra Poliesportiva.