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Alan Pinheiro
Publicado em 4 de dezembro de 2024 às 22:45
Antes da partida entre Vitória e Grêmio começar, o atacante Gustavo Mosquito comentou a publicação da escalação da equipe rubro-negra pedindo para não ser mais chamado pelo apelido. Apesar da confusão dos torcedores com a reação do atleta, tudo fazia parte de uma campanha de combate à dengue.
Gustavo Silva carrega o nome “Mosquito” desde as divisões de base. No duelo contra o Grêmio, em conjunto com a marca de repelentes e inseticidas SBP, entrou em campo "eliminando o inseto" e perdendo o nome no uniforme. A campanha “Jogando contra o Mosquito” serve de alerta para jogadores, funcionários e torcedores sobre a importância da proteção contra insetos, principalmente os vetores de doenças sérias, casos da dengue, chicungunya e zika vírus.
“Depois de tantos apelos não atendidos, eu achava impossível tirar o Mosquito. Brincadeiras à parte, fico feliz de poder representar uma marca tão importante para a saúde de milhões de pessoas. Todos jogando contra o mosquito é, na realidade, uma atitude essencial, seja no estádio de futebol ou nas casas das nossas famílias”, ressaltou Gustavo.
Gustavo sem "Mosquito" foi anunciado pelo Vitória no fim de agosto, quando a equipe ainda estava na zona de rebaixamento do Brasileirão. Com ele em campo, o clube reagiu e conseguiu se garantir na elite do futebol brasileiro para 2025. O camisa sete somou seis vitórias, três derrotas e dois empates, com um gol anotado e duas assistências.
Além da parceria com Gustavo, SBP retoma no fim deste ano o projeto “Juntos Contra o Mosquito” para impulsionar o combate à dengue em comunidades vulneráveis pelo Brasil. Nesta edição, a ação vai atingir a cidade de Itacaranha, na Bahia, com o objetivo de educar os moradores sobre medidas preventivas e garantir o acesso a repelentes e inseticidas.
De acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses do Ministério da Saúde, o Brasil registrou mais de 6,5 milhões de casos prováveis de dengue em 2024, com um aumento contínuo esperado até o fim do ano.
“O futebol é uma das maiores plataformas de comunicação no Brasil, com um alcance massivo e uma conexão emocional com milhões de pessoas. Ao realizarmos essa ativação com o Gustavo, conseguimos não só trazer a atenção para um problema de saúde pública urgente, como também engajar o público de forma eficaz e divertida. A mensagem de proteção contra o mosquito da dengue, com a popularidade do esporte, ganha uma visibilidade ainda maior”, explica Fernando Guillemin Contreras, Head de Marketing da Categoria de Pesticidas na Reckitt Hygiene Comercial, detentora da marca SBP.