Arias exalta projeto do Bahia e mira retorno à seleção colombiana

Lateral falou sobre a competitividade por uma vaga entre os titulares do Esquadrão

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 7 de fevereiro de 2024 às 21:03

Santiago Arias
Lateral Santiago Arias foi oficialmente apresentado pelo Bahia Crédito: Tiago Caldas /EC Bahia

Última contratação anunciada pelo Bahia, o lateral direito Santiago Arias falou pela primeira vez como atleta do tricolor. Na noite desta quarta-feira (7), colombiano foi oficialmente apresentado na Fonte Nova, horas antes da partida contra o Itabuna.

Depois de construir a carreira na Europa e disputar a liga dos Estados Unidos no último ano, Arias terá no Bahia a primeira experiência no futebol brasileiro. O jogador destacou a competitividade do futebol no Brasil e diz que quer se sair bem para, além de ajudar o Bahia, voltar à seleção do seu país. O lateral disputou as Copas do Mundo de 2014 e 2018 pela Colômbia.

"É um projeto muito bom, me interessou bastante quando falaram para mim sobre ele. Sei da expectativa, do que a equipe quer, o que o grupo está buscando. Acredito que seja algo bom para mim, quero seguir crescendo. Esperei muitos anos, jogando fora da América do Sul. É uma liga competitiva, com grandes equipes, onde se pode competir bastante. Será excelente para mim para seguir subindo de nível e melhorar como jogador de futebol para novamente ter a oportunidade de estar na seleção da Colômbia. É um projeto excelente, que tem muito futuro e quero contribuir com o que aprendi nos últimos anos", iniciou ele.

"Sei que preciso me adaptar um pouco, não vai ser de um dia para outro. Estou tentando me preparar nos treinamentos, conhecendo equipe, comissão técnica. Tudo me pareceu maravilhoso, um grupo forte, alegre, que me recebeu muito bem. Creio que isso vai ajudar muito na adaptação. Obviamente, é diferente do futebol europeu, mas a liga do Brasil é bem vista em todo mundo, eu cheguei para jogar em uma liga bastante competitiva, um país que o futebol é o principal esporte. Espero me preparar e dar meu melhor para que saia tudo bem", completou.

Arias já está regularizado e pode estrear pelo Bahia, mas o jogador ainda não atingiu o ideal físico para entrar em campo não foi relacionado para o confronto com o Itabuna.

No Esquadrão, o jogador chega para ser uma espécie de sombra para Gilberto, atual titular da lateral direita. O clube conta ainda com Cicinho no setor. André, que disputou os dois primeiros jogos do Baianão pela equipe alternativa, foi emprestado ao Estrela Amadora, de Portugal.

"É sempre bom quando tem uma boa concorrência, jogadores de alto nível para competir. Isso nos ajuda como jogadores e à equipe a melhorar. Claro que vai jogar sempre quem estiver melhor. Se estão os três bem, será ótimo para a equipe. Claro que eu quero jogar o máximo que puder, contribuir, sei que não é fácil. Aqui somos três, em outras equipes também tive que lutar pela posição. Quero competir pela vaga, espero jogar e contribuir. É bonito ter essa competição saudável na equipe", disse Arias.

CONSELHOS

Antes de chegar ao Bahia, Santiago Arias buscou informações sobre o tricolor com outros colombianos que passaram pelo clube. Ele revelou que conversou com jogadores como Hugo Rodallega e Índio Ramírez.

"Sim, obviamente, conheço todos. Quem eu conheço melhor é Hugo Rodallega, também falei com o Índio [Ramírez] há poucos dias. Armero conheço da seleção. Com os que conversei, me passaram excelentes referências da equipe e da cidade, um pouco de como é a vida aqui. Isso me ajudou a conhecer um pouco da Bahia e da equipe", explicou.

Por sinal, a comunidade colombiana no Bahia pode aumentar nos próximos dias. O tricolor negocia a contratação do atacante Oscar Estupiñán, de 27 anos, que pertence ao Hull City, da Inglaterra. As conversas estão avançadas e o jogador pode defender o Esquadrão.