Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 7 de janeiro de 2024 às 12:34
Primeira contratação do Bahia para a temporada 2024, Everton Ribeiro avisou: “Venho para jogar e marcar história”. O meia chegou a Salvador neste domingo (7), vestiu a camisa 10 tricolor e concedeu a primeira entrevista coletiva na sala de imprensa da Fonte Nova.
“Hoje é um dia muito feliz. Fui recepcionado por essa grande torcida, com uma vibração imensa. Senti essa energia baiana e estou muito feliz. Estar aqui junto com minha família e poder escolher esse projeto do Bahia foi de uma felicidade imensa, porque eu sei o tamanho e a história do Bahia, um time gigante, o maior do Nordeste, o primeiro campeão brasileiro”, disse o jogador de 34 anos.
Após sete anos defendendo o Flamengo, Everton Ribeiro assinou contrato por duas temporadas com o tricolor. Em um dos vídeos divulgados pelo clube para anunciar a contratação, o meia narra a frase “pensar grande é pensar fora do eixo”. Durante a coletiva, o jogador comentou a referência ao eixo Sul-Sudeste do país.
“Eu acredito nesse movimento. O Nordeste muitas vezes acaba ficando para trás, mas é um movimento que pode mudar isso. A gente acredita em colocar o Bahia onde merece, disputando títulos, brigando lá em cima na tabela, indo novamente para a Libertadores”, disse.
A contratação de Everton Ribeiro representa o novo momento que o Bahia busca viver após passar a ser administrado pelo Grupo City. Em 2023, o clube lutou contra o rebaixamento, mas conseguiu se manter na Série A do Brasileiro.
“A minha ambição é do tamanho do Bahia. É olhar para cima realmente e mostrar que o Bahia veio para se encaixar na parte de cima da tabela, brigar por coisas grandes. Não é à toa que é bicampeão nacional. É pensar grande e pensar em surpreender a todos, mostrar que o Bahia vem forte nas competições e para marcar história”, projetou Everton Ribeiro.
Revelado pelo Corinthians, Everton Ribeiro defendeu São Caetano e Coritiba até ganhar notoriedade nacional com a camisa do Cruzeiro, clube com o qual se tornou bicampeão brasileiro, em 2013 e 2014. O rendimento em campo chamou a atenção do Al-Ahli, dos Emirados Árabes. Ele viveu a única experiência internacional da carreira no Oriente Médio e retornou ao Brasil em 2017 para assinar com o Flamengo.
Com o clube carioca, o meia se tornou um atleta multicampeão. Conquistou duas Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros, duas Supercopas do Brasil, uma Copa do Brasil e três estaduais.
Também foi no Flamengo que Everton foi treinado pelo atual técnico do Bahia, Rogério Ceni, em 2020 e 2021. Juntos, eles conquistaram três do 10 títulos rubro-negros citados anteriormente, um Brasileiro, uma Supercopa do Brasil e um Campeonato Carioca.
Agora, o meia quer acrescentar novos troféus ao currículo já no primeiro semestre do ano, do Campeonato Baiano e da Copa do Nordeste.
“Pensamento é ser campeão dos dois (Campeonato Baiano e Copa do Nordeste). Quando o Bahia pensar em campeonato, tem que pensar em ganhar. Vou fazer de tudo para alcançar. O que me move é vencer, ser campeão. É um projeto muito ambicioso. Já vai começar. Vai ter a pré-temporada. Depois já começa o Baiano. É cada jogo uma final. É buscar esses títulos que eu não tenho”.
Aos 34 anos, Everton Ribeiro ainda não fala em aposentadoria, mas confirmou que a possibilidade de se tornar embaixador do Grupo City após pendurar as chuteiras foi um dos temas conversados com os dirigentes durante a negociação.
“Foi uma parte do que a gente conversa, que em um pós-carreira poderia pensar em seguir no Grupo. Mas ainda está longe”, garantiu Everton em meio a risos. “Venho para jogar, para vencer. É o que mais me motivou para estar aqui. Acredito que vai ser um ano muito positivo”.