Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Gabriel Rodrigues
Publicado em 12 de dezembro de 2024 às 16:25
A reta final de temporada expôs um problema no gol do Bahia. Alvos de críticas, Marcos Felipe e Adriel não passaram confiança, perderam a titularidade nos últimos jogos da Série A e, agora, o Esquadrão busca no mercado um novo jogador para o setor no próximo ano.
Com o fim do Campeonato Brasileiro, o clube se mexe à procura de reforços, e tem os goleiros como um dos alvos. A ideia é trazer pelo menos mais um arqueiro para disputar a posição na formação inicial.
O time começou a temporada 2024 com Marcos Felipe no gol. Contratado em 2023, o camisa 22 era titular absoluto, mas, ao longo do ano, cometeu falhas e acabou perdendo a posição na reta final da Série A, sendo substituído por Adriel.
O problema é que Adriel também não se firmou. Ele chegou ao tricolor em julho do ano passado, emprestado pelo Grêmio, e era tratado como uma joia pelo Esquadrão, que analisava exercer a opção de compra. O goleiro iniciou a temporada como titular nos jogos do Campeonato Baiano, mas foi alvo de críticas nos poucos jogos que disputou.
O jovem defensor voltou a receber chances em quatro partidas do Brasileirão e não agradou. Tanto, que no último duelo do ano, contra o Atlético-GO, Danilo Fernandes, que até então só havia entrado em campo uma vez, foi o escolhido por Rogério Ceni. Diante do cenário, a diretoria azul, vermelha e branca optou por não fazer o investimento e devolveu o goleiro ao Grêmio.
Danilo Fernandes, por sua vez, teve seu contrato renovado. Nesta sexta-feira (13), o clube anunciou que o arqueiro de 36 anos permanece até o fim de 2025. O próprio goleiro havia pedido publicamente mais um ano de contrato, após a classificação para a Libertadores. “Iniciei o ano com a possibilidade de terminar profissionalmente, mas eu quero mais um ano, sem fazer pressão, para seguir com esse clube na Libertadores. Estou me sentindo muito bem", disse, depois do triunfo sobre o Atlético-GO.
O jogador está no Esquadrão desde 2021. No período, viveu o rebaixamento à Série B, ajudou o time a voltar para a Série A (2022), conquistou uma edição do Campeonato Baiano (2023) e ainda foi vítima de uma ataque com bombas ao ônibus do tricolor. Até aqui, ele acumula 57 partidas com a camisa azul, vermelha e branca, com uma assistência. O elenco do Bahia conta ainda com o jovem Gabriel Souza, formado na base.
ALVOS
Entre as buscas do Bahia, alguns nomes surgem como alvos. Nos últimos dias, a diretoria azul, vermelha e branca fez proposta oficial pelo goleiro Everson, de 34 anos, que pertence ao Atlético-MG. A negociação é encarada como difícil, pois o jogador tem mais um ano de contrato com o alvinegro, que não deseja se desfazer do atleta.
Outro nome ligado ao Esquadrão foi o de Matheus Cunha, de 23 anos, do Flamengo. Com passagem pelas categorias de base do São Paulo, ele chegou ao time carioca com o aval de Ceni, que passou pelo rubro-negro entre 2020 e 2021.
Esse ano, Matheus Cunha foi reserva de Rossi e disputou 12 partidas. O melhor momento do goleiro foi no ano passado, quando participou de 36 duelos. Oficialmente, o Bahia não comenta sobre negociações de jogadores.
Atualmente, o elenco tricolor está de férias. O grupo voltará aos trabalhos em janeiro com a pré-temporada em Girona, na Espanha. Em 2025, o clube baiano participará de cinco competições: Campeonato Baiano, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Libertadores.