Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Gabriel Rodrigues
Publicado em 17 de janeiro de 2025 às 05:00
A Copa São Paulo de Futebol Júnior chegou ao fim para o Bahia nesta quinta-feira (16), com a derrota do tricolor por 3x0 para o Cruzeiro, nas oitavas de final, mas a base do Esquadrão saiu fortalecida da competição. Em 2025, o clube baiano utilizou a equipe sub-17 e teve a delegação mais nova da Copinha, que é uma competição sub-21.
A estratégia foi adotada para que o time sub-20 ficasse em solo baiano representando o clube no Campeonato Baiano, enquanto o elenco principal faz a pré-temporada em Girona, na Espanha. Mesmo entre atletas mais velhos, as joias do tricolor aproveitaram a chance.
O atacante Dell, de 16 anos, foi a sensação da competição. Apelidado de “Haaland do Sertão”, ele marcou quatro gols em cinco partidas. O garoto tem chamado a atenção na base tricolor e desperta o interesse de clubes da Europa, mas não é o único.
O CORREIO listou seis promessas da base do Bahia para os tricolores ficarem de olho nos próximos anos. Confira:
ARTHUR JAMPA - GOLEIRO
Aos 16 anos, Arthur Jampa é natural de João Pessoa, na Paraíba, e carrega o nome da cidade no apelido. O goleiro é destaque na base tricolor e acumula convocações para a Seleção Brasileira. No ano passado, ele disputou o Campeonato Sul-Americano sub-16. Constantemente, Jampa treina com o elenco profissional e no início do mês foi tirado da Copinha para integrar a delegação na pré-temporada em Girona, na Espanha. No ano passado, ele também fez parte do elenco que se preparou em Manchester, na Inglaterra.
SIDNEY - VOLANTE
Soteropolitano da Ilha de Maré, o volante Sidney é mais um que chama atenção no tricolor. Ele chegou ao Bahia em 2019, e desde então vem pulando etapas. Em 2023, o volante se tornou o jogador mais jovem a estrear pelo time principal do Bahia, com 16 anos e 204 dias.
Sidney também acumula passagens pelas seleções de base, e em 2023 foi o capitão do Brasil na Copa do Mundo sub-17. No ano passado, o volante passou por um período de treinos no Lommel SK, time do Grupo City na Bélgica. Aos 18 anos, ele é titular do time alternativo do Bahia que iniciou o Campeonato Baiano.
ROGER GABRIEL - MEIA
Roger Gabriel é um dos jogadores da base mais conhecido entre os tricolores. As boas atuações nas categorias inferiores renderam ao meia a expectativa de reproduzir no time principal o que ele faz no amador.
O garoto foi captado pelo Bahia em 2018, para o time sub-12, e desde então é destaque. Em 2021, com 14 anos, o meia já fazia parte do time sub-17. Além dos gols, ele tem empilhado títulos pelo Esquadrão. Em 2023, o jogador assinou o primeiro contrato profissional com o Bahia. No ano passado, Roger foi decisivo no clássico contra o Sport, na Copa do Nordeste, dando assistência para o gol de Rafael Ratão. Nas últimas temporadas ele também fez intercâmbio em times do Grupo City. A tendência é a de que Roger Gabriel ganhe mais espaço na equipe principal.
RUAN PABLO - ATACANTE
Assim como Roger Gabriel, Ruan Pablo é outro jogador sempre pedido pela torcida no time principal. Não é para menos, com apenas 15 anos ele já brilhava no sub-20 do Bahia, sendo decisivo e ganhando títulos. Nascido no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, Ruan Pablo é mais um da safra tricolor que promete ser destaque no time principal. O atacante é acompanhado de perto por clubes da Europa. Ele chegou a ser comparado a Endrick Vitor Roque pelo jornal espanhol AS. A multa para equipes de fora do país é de 200 milhões de euros (cerca de R$ 1,2 bilhão)
Ruan Pablo também fez parte da delegação principal durante a pré-temporada em Manchester, no início do ano passado, e no final de 2024 voltou à Inglaterra para um período de treinos no Manchester. Ele também acumula convocações para a seleção e esteve no Sul-Americano sub-16. O garoto estreou entre os profissionais no ano passado, no empate por 1x1 com o Atlético-GO, no Brasileirão. Na atual temporada, Ruan vem sendo titular na disputa do Baianão.
RYAN NASCIMENTO - ATACANTE
Outro atacante que promete trazer alegrias ao tricolor é Ryan Nascimento. Destaque na conquista do Campeonato Baiano sub-17, no qual marcou nove gols, o jogador é mais um acompanhado pelos europeus. No ano passado, o jornal espanhol AS destacou a qualidade do atacante e o colocou como possível substituto de Haaland, no Manchester City, no futuro.
O jogador está no tricolor baiano desde os dez anos, tendo conquistado títulos nas categorias Sub-11, Sub-15, Sub-17 e Sub-20. Ele disputaria a Copa São Paulo em 2025, mas foi cortado após se machucar durante a preparação.
GABRIEL CARIOCA - ATACANTE
Fechando a lista de atacantes, Gabriel Carioca, de 17 anos, é mais um para ficar ligado no Bahia. Ele chegou ao clube em 2021, e até aqui conquistou títulos no sub-15, sub-17 e sub-20 do Esquadrão. Ao todo, são 58 gols marcados pela divisão de base do clube baiano.
No Campeonato Baiano sub-20 do ano passado, Gabriel Carioca marcou oito gols e deu cinco assistências em 12 jogos. A boa fase rendeu a ele um contrato com o Bahia com multa de 100 milhões de euros (cerca de R$ 610 milhões) para clubes de fora do país. No ano passado Gabriel fez treinos sob o comando de Rogério Ceni. Ele estava na delegação que disputou a Copinha, mas se machucou antes do início do torneio.