Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Alan Pinheiro
Publicado em 18 de janeiro de 2025 às 07:00
Apesar de ter sido no segundo jogo da temporada, o Vitória fez os seus primeiros gols na goleada por 4x1 diante da Juazeirense, nesta quarta-feira (15). O jogo, válido pela segunda rodada do Campeonato Baiano, contou com um dos dez reforços para a temporada 2025 sendo o primeiro jogador do Leão a balançar as redes no ano. Além de Bruno Xavier, relembre quem foram os últimos atletas a inaugurar a temporada.
No primeiro jogo da temporada fora de casa, o Leão superou o gramado do Adauto Moraes e goleou a Juazeirense. Titular nos dois primeiros confrontos do ano, o atacante Bruno Xavier foi o responsável pelo primeiro gol na atual temporada. Bruno Xavier pode atuar tanto como meia quanto como atacante de beirada, faixa onde teve mais minutos na equipe do Ituano durante a disputa da Série B em 2024. Na segunda divisão, o jogador de 28 anos marcou oito gols e contribuiu com duas assistências.
Na primeira rodada do Campeonato Baiano de 2024, o atacante Iury Castilho fez o gol que assegurou o resultado por 1x0 contra a Jacuipense. Importante na conquista da Série B do Campeonato Brasileiro em 2023, Castilho vestiu a camisa do Vitória em 34 partidas, marcando oito gols durante sua passagem por Salvador.
O ano de 2023 começou com Rodrigo Andrade abrindo o placar diante do Cordino, pelo primeiro jogo da Pré-Copa do Nordeste. O confronto terminou 2x1 para o Leão. Campeão da Série B no rubro-negro, a passagem de Andrade foi de altos e baixos por Salvador. Ao todo, foram 125 jogos com a camisa do clube baiano, quatro gols e quatro assistências.
Como de praxe, o primeiro jogo do Vitória em 2022 aconteceu pela primeira rodada do Campeonato Baiano. Apesar de sair atrás no placar contra a Juazeirense, o atacante Guilherme Queiróz empatou a partida, que terminou em 1x1. A passagem rápida durou apenas 12 jogos e o atacante marcou apenas esse gol.
Em uma temporada atípica por conta da pandemia, o primeiro jogo do Leão em 2021 ocorreu pela Série B de 2020. O confronto ocorreu pela 32ª rodada da competição nacional, quando o Vitória enfrentou o Operário no Barradão. O atacante Vico abriu o placar da partida logo aos três minutos, enquanto Ricardo Bueno empatou. Em boa fase com a camisa do Vitória, o jogador entrou em campo 59 vezes pelo rubro-negro, marcando nove gols e contribuindo com seis assistências.
Contra o Jacobina, em 2020, Nickson foi o responsável por fazer o único gol da partida. Já em 2019, pela primeira rodada da Copa do Nordeste, o jogador empatou o placar diante do CSA. Formado nas divisões de base do Leão, o meia vestiu a camisa rubro-negra 48 vezes. Filho do ex-jogador Jackson, Nickson marcou oito gols e contribuiu com três assistências em sua passagem por Salvador.
O volante que vestia a camisa sete inaugurou o ano de 2018 do Vitória. Apesar de ser lembrado negativamente pelo pênalti cometido contra o Flamengo, Uillian Correia abriu o placar diante do Globo, pela Copa do Nordeste. A partida terminou 2x1 para o Leão. Foram 79 jogos disputados pelo Vitória, com seis gols marcados e uma assistência.
Pela Copa do Nordeste, o Barradão foi palco do confronto entre Vitória e Sergipe. A partida terminou com o placar de 3x1 para o Leão e o atacante David, formado nas categorias de base do rubro-negro, foi quem abriu o placar no jogo. Importante na permanência do clube na primeira divisão, David tem 109 jogos completos pela equipe baiana, com 16 tentos anotados e oito assistências.
Na temporada de volta à primeira divisão, a Jacuipense foi o primeiro adversário do Vitória no ano de 2016. Dentro de campo, 3x0 Leão e com o primeiro gol marcado pela joia das divisões de base Arthur Maia. O jogador viveu entre empréstimos e parecia que ia se consolidar de vez no Leão, mas caiu de rendimento e foi emprestado à Chapecoense. Arthur Maia estava entre as 71 vítimas do acidente na Colômbia. Foram 57 partidas pelo Vitória e cinco gols marcados.
Ao contrário de outras temporadas, o primeiro gol do Vitória em 2015 só foi acontecer no terceiro jogo disputado pela equipe. Contra o Serrano, pela segunda rodada do Campeonato Baiano, o meia Jorge Wagner foi o primeiro a marcar na temporada. A partida terminou com 2x0 para o Leão. Jorge Wagner disputou 38 partidas com a camisa rubro-negra, balançando as redes em três oportunidades.