Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Marina Branco
Publicado em 18 de novembro de 2024 às 14:36
A busca pelo retorno da tradição nos clubes de futebol vem ganhando cada vez mais força e, na última semana, até mesmo forma. Com um dia de diferença, os clubes Ajax e Tottenham anunciaram mudanças em seus emblemas, homenageando escudos usados antigamente.
O primeiro a anunciar a troca foi o clube holandês, que após 34 anos com um escudo modernizado, retornará ao seu emblema clássico a partir de julho do ano que vem. De acordo com a postagem do time, o “novo” escudo ficará para sempre com o clube.
A troca do Ajax faz parte das comemorações dos 125 anos de fundação do clube, e retorna os gráficos que desenhavam o escudo para um que se assemelha a uma medalha, quase que feito de prata. Em outro post, o clube rememorou as quatro versões de escudo que o time já teve, baseados no lema “sem história, não há futuro”.
Já o Tottenham optou por uma mudança mais minimalista, removendo o nome “Tottenham Hotspur” da logo, e retornando ao monograma que usava antigamente. A troca, anunciada nesta segunda-feira (18), foca ainda mais no clássico galo em cima de uma bola de futebol usado pelo clube.
Os Spurs consultaram mais de 300 fãs, jogadores e funcionários para avaliar qual emblema representaria melhor o Tottenham, buscando um símbolo que se adaptasse bem também a ambientes digitais.
Veio justamente daí a intenção de mudança em Charly, o galo do Tottenham, que agora ganha diferentes formas a depender da necessidade de aplicação. Sem o nome, o escudo pode variar em mais escalas e ambientes, sendo mais aplicável em um mundo mais digitalizado.
E para não deletar completamente o nome, veio o retorno ao passado - ao invés das palavras, o clube voltou ao monograma THFC, Tottenham Hotspur Football Club, como era usado antigamente.
O novo plano de identidade visual do time também alterou as fontes utilizadas, e incluiu mais seis símbolos que remetem à história do clube, incluindo o Castelo de Bruce, as Sete Árvores Irmãs e dois leões.
Atualmente, a mudança de escudos não é mais algo incomum, existindo muitas trocas recentes entre clubes europeus. Algumas delas são as atualizações dos emblemas do Barcelona, Manchester City, Paris Saint-Germain, Juventus, Inter de Milão, Aston Villa, Fiorentina e Rangers.