Adaptado a Salvador, volante Luan Santos celebra sequência no Vitória: 'Me sinto em casa'

Titular do Leão chegou a 11 partidas seguidas entrando como titular nesta temporada; Luan não poderá jogar contra o São Paulo no domingo (25)

  • Foto do(a) author(a) Alan Pinheiro
  • Alan Pinheiro

Publicado em 21 de agosto de 2024 às 05:00

Emprestado pelo São Paulo, Luan Santos se tornou peça-chave no Vitória
Emprestado pelo São Paulo, Luan Santos se tornou peça-chave no Vitória Crédito: Victor Ferreira/EC Vitória

Uma das armas do Vitória na disputa do Campeonato Brasileiro é a trinca de volantes que oferecem o equilíbrio necessário no meio de campo do Leão. Apesar de ceder o empate ao Cruzeiro dentro do Barradão, foi com esse esquema que o Vitória conquistou o Campeonato Baiano e melhorou o desempenho no Brasileirão. Importante no esquema de Thiago Carpini, o volante Luan Santos já se diz adaptado à capital baiana.

“Um dos motivos que me fizeram escolher pelo Vitória foi por causa da cidade e do povo baiano. Todo mundo me acolheu da melhor maneira possível e, apesar de estar aqui há muito pouco tempo, me sinto em casa. (...) A cidade me permite estar muito sossegado e focado apenas em jogar bola”, disse em entrevista ao CORREIO.

A escolha pelo Vitória também foi motivada por outros fatores, como a estrutura do clube, o elenco montado e a torcida rubro-negra. “Recebemos algumas sondagens e achamos melhor vir para o Vitória. (...) Desde o começo das conversas, a diretoria demonstrou muita confiança no meu futebol e me senti bastante confortável para vir ao clube e ajudar nesse importante momento de permanência na Série A”, contou.

Em Salvador, a rotina de Luan se resume ao deslocamento de casa para a Toca do Leão e do Barradão de volta para casa, onde o jogador montou uma pequena academia e conta com alguns profissionais que o auxiliam em tratamentos. Com a camisa do Vitória, o volante já completou 16 jogos como titular e alcançou uma sequência de 11 partidas seguidas, o que não acontecia desde 2021.

O cuidado com o tratamento vem de um período de lesões que fez o volante perder espaço no São Paulo, equipe em que viveu seus primeiros jogos como profissional e se estabeleceu entre os titulares. No ano passado, Luan entrou em campo 28 vezes pelo time paulista, mas só completou 1144 minutos. O tempo equivale a uma média de 40 minutos por jogo. No Leão, o volante tem média de 61 minutos por partida.

“Passei um período complicado no São Paulo e não foi fácil. Sempre joguei, desde a base, mas tive alguns contratempos por causa de uma lesão incomum, que me prejudicou bastante. Mas isso já passou e, agora, estou no Vitória. Graças a muito trabalho e dedicação, estou reconquistando meu espaço e sou grato à diretoria do clube, que confiou no meu futebol, e à comissão técnica, que está me dando a oportunidade de jogar novamente”, explicou.

A saída do São Paulo, nas palavras de Luan, veio com a decisão de buscar um outro lugar para reconquistar o espaço e a sequência de jogos. O jogador chegou ao Vitória e reencontrou o técnico Thiago Carpini, que comandava o Tricolor paulista quando Luan saiu do clube. Se antes o volante não era aproveitado, agora, desempenharia um papel de destaque dentro da equipe.

“Quando ele chegou aqui, foi muito transparente comigo. Me deu confiança e disse que dependia de mim. Se eu trabalhasse, como já vinha fazendo no São Paulo, teria oportunidades. Aos poucos, pude comprovar pra ele que estava pronto e motivado para ser uma peça importante dentro e fora de campo, jogando e orientando o pessoal mais novo”, contou.

O Vitória vai entrar em campo contra o São Paulo na 16ª colocação do Campeonato Brasileiro. Emprestado pelo clube paulista, o volante não pode atuar e terá que torcer pelos companheiros. A briga contra o rebaixamento é o principal objetivo da equipe na competição. Para Luan, é preciso manter o foco para melhorar a pontuação.

“Se a gente parar pra ver esses jogos que comentou e essas derrotas, na maioria delas, não merecíamos perder. Jogamos bem quase todas as partidas, mas foram detalhes que nos fizeram perder. Precisamos melhorar em alguns aspectos, mas acho que, de uma maneira geral, nosso time deu uma boa melhorada e a performance está boa”.