Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Academia de talentos argentina chega ao Rio Grande do Sul

Projeto da AFA com o Soledade Futebol Clube quer receber mil jovens jogadores só em 2026

  • Foto do(a) author(a) Marina Branco
  • Marina Branco

Publicado em 14 de novembro de 2024 às 16:58

Academia de talentos da AFA no Rio Grande do Sul
Academia de talentos da AFA no Rio Grande do Sul Crédito: Divulgação I AFA Internacional

A Associação de Futebol Argentino (AFA) está interessada em jovens talentos brasileiros, e foi a Porto Alegre com um projeto que promete receber mais de mil jovens jogadores com potencial. O projeto de lapidação de talentos é realizado em parceria com o Soledade Futebol Clube, e pretende se manter ativo pelo menos até 2026.

Desde março, o ex-diretor da base do Inter e atual diretor esportivo da AFA Internacional, Gustavo Grossi, trabalha nos caminhos para abertura da academia argentina no Rio Grande do Sul, escolhido principalmente pela proximidade cultural com a atual campeã do mundo.

O lançamento oficial do projeto será feito na sede do Soledade, zona norte de Porto Alegre, na próxima segunda-feira (18). As atividades na academia, por sua vez, começam no dia 17 de fevereiro do ano que vem, com um período suficiente para melhorar a estrutura para eventos, o departamento de fisioterapia e outros detalhes, que estarão prontos na chegada dos atletas.

Uma das construções planejadas é um estádio próprio da academia: “O clube espera entregar o estádio até o fim do primeiro semestre de 2025. O CT já conta com quatro campos de futebol 7, um deles coberto. Agregaremos um campo de 11 sintético”, afirma Grossi.

Academia de talentos da AFA no Rio Grande do Sul
Academia de talentos da AFA no Rio Grande do Sul Crédito: Divulgação I AFA Internacional

A ideia é que sejam 350 atletas agregados no primeiro semestre do ano que vem, e mais 450 até o final do ano. Só em 2026, devem ser mil jovens chegando à academia da AFA.

“A temporada de 2025 inicia com atletas de cinco a 15 anos. Em 2026 esperamos até a 17 e, a partir de 2027 estar com todas as categorias, do sub-5 ao sub-20”, conta Francisco Lodi, presidente do Soledade.

Os treinamentos terão apoio de profissionais brasileiros e argentinos, alguns deles tendo inclusive passado por clubes de primeira e segunda divisão no Brasil.

Este não é o primeiro projeto internacional da AFA, que já tem academias em Miami (EUA), Madri e Barcelona (Espanha), Tanger (Marrocos) e Medelín (Colômbia). Agora campeã da Copa do Mundo, a intenção é expandir ainda mais sua influência, e propagar sua metodologia para jovens jogadores do futebol mundial.

“A AFA busca expandir a metodologia. É a atual campeã mundial. Hoje ela se vê com uma base sólida para desenvolver projetos abrangentes ao redor do mundo e ajudar o futebol ", avalia Lodi.