Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Gabriel Rodrigues
Publicado em 22 de novembro de 2024 às 13:16
Apesar da sequência de seis jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro, o Bahia continua na luta para conquistar uma vaga na próxima Libertadores. A quatro jogos do fim do Brasileirão, o Esquadrão tem 46 pontos e está a um do Cruzeiro, que fecha a zona de classificação.
A fase ruim, no entanto, dificultou a vida do time baiano. De acordo com os dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atualmente o Bahia tem 39% de chance de ir à Libertadores. Os dados são atualizados a cada rodada.
Como os cálculos levam em consideração os desempenhos das 20 equipes da Série A e a sequência de adversários, o Bahia aparece na frente do Cruzeiro, que tem 31,2% de probabilidade de jogar o torneio internacional.
É importante destacar que o departamento de matemática da UFMG analisa apenas as vagas disponibilizadas via Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro, por exemplo, pode ir à Libertadores de forma direta caso conquiste a Copa Sul-Americana na final contra o Racing, neste sábado (23), em jogo único que será disputado em Assunção, no Paraguai.
O título do clube mineiro, inclusive, pode beneficiar o Bahia. Se o Cruzeiro for campeão e terminar a Série A entre os sete primeiros, o 8º colocado ficará com a vaga na pré-Libertadores.
A UFMG aponta ainda que a chance de um clube ir à Libertadores com 54 pontos é de 90,5%. Nesse cenário, o Bahia teria que vencer pelo menos dois dos próximos quatro jogos e somar mais dois empates. Já com 53 pontos, a chance de classificação é de 76,2%.
Neste domingo (24), o Bahia terá mais uma chance de encerrar a má fase e voltar a vencer. O time encara o Athletico-PR, às 16h, na Fonte Nova. A equipe baiana, no entanto, vem de três derrotas seguidas em casa e convive com a pressão da torcida.