Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 25 de outubro de 2024 às 08:10
O youtuber Gustavo Tubarão, de 24 anos, publicou um vídeo tendo um ataque de pânico durante um treino em uma academia. Nas imagens, o humorista aparece deitado e recebendo ajuda da namorada e um amigo. "Não deixa eu morrer não" e "tá difícil respirar" são algumas das frases que ele diz enquanto passa mal.
Na publicação de quinta-feira (24), Gustavo explicou que o objetivo do vídeo é alertar aos seguidores sobre como agir quando estiver em uma crise. Ele orienta a pessoa a procurar um local mais reservado, contar com uma rede apoio durante o momento e controlar a respiração.
"Procurar ajuda (psicológica/psiquiatria) para saber o que está causando a crise de ansiedade em você é fundamental para o tratamento dela. É muito difícil você cortar um trem que não seja pela raiz", escreveu na legenda.
O youtuber ainda disse que as crises tinham diminuído, mas ele passou um tempo sem fazer exercício físico e, ao retornar, teve uma recaída. "Eu odeio fazer atividade física, mas eu reconheço que, se eu não gastar energia ali, minha mente acaba me sabotando", conta.
"Sempre falei abertamente sobre a síndrome do pânico, mas eu nunca mostrei o que ela é na prática (até porque a última coisa que passa na cabeça é filmar tendo uma crise né kkk) hoje eu fui na academia e fui pego de surpresa", explicou.
Em agosto, o humorista também revelou uma recaída no vício em pornografia. Após quase um ano e meio sem consumir esse tipo de conteúdo, o youtuber contou ter tido uma recaída recentemente.
O influenciador digital ficou famoso por seus vídeos sobre o cotidiano na roça em Cana Verde, em Minas Gerais. Em 2021, ele lançou o livro "O Trem Tá Feio: Como Me Curei da Depressão", com o objetivo de apoiar pessoas que enfrentam problemas.
Se você está passando por sofrimento psíquico ou conhece alguém nessa situação, veja abaixo onde encontrar ajuda:
Centro de Valorização da Vida (CVV)
Se estiver precisando de ajuda imediata, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), serviço gratuito de apoio emocional que disponibiliza atendimento 24 horas por dia. O contato pode ser feito por e-mail, pelo chat no site ou pelo telefone 188.
Canal Pode Falar
Iniciativa criada pelo Unicef para oferecer escuta para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos. O contato com o Canal Pode Falar pode ser feito pelo WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
SUS
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) voltadas para o atendimento de pacientes com transtornos mentais. Há unidades específicas para crianças e adolescentes. Na cidade de São Paulo, são 33 Caps Infantojuventis e é possível buscar os endereços das unidades nesta página.
Mapa da Saúde Mental
O site Mapa da Saúde Mental traz mapas com unidades de saúde e iniciativas gratuitas de atendimento psicológico presencial e online. Disponibiliza ainda materiais de orientação sobre transtornos mentais.