Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Carol Neves
Publicado em 30 de dezembro de 2024 às 18:45
O cantor e compositor baiano Xauim lançou o clipe de "Eles não ligam pra gente (Michael)", uma música que denuncia a violência policial. A canção foi inspirada em uma experiência pessoal de abordagem violenta sofrida pelo artista.
“Essa canção surgiu de um episódio que vivi. A partir dessa experiência, pensei em como essas violências não afetam apenas indivíduos, mas uma teia de relações inteiras dentro da população negra. Isso está na música e no clipe,” explica o cantor.
O clipe de "Eles não ligam pra gente (Michael)", dirigido por Expinho, tem participação do grupo de teatro de rua A POMBAGEM, que dá corpo e voz a essa rede de pessoas atingidas pela violência estatal. Vale lembrar que a Bahia lidera o ranking nacional de mortes por intervenção policial, segundo o Anuário de Segurança Pública.
A música tem ritmo dançante e energético de dancehall que contrasta com o conteúdo crítico. O título evoca a memória coletiva da frase "Michael, eles não ligam pra gente", marcante no clipe de Michael Jackson, gravado no Pelourinho, Salvador. A frase é retomada por Xauim justamente para questionar a atuação violenta do Estado.
A letra também faz referência à intelectual Carla Akotirene, que em seu mais recente livro, "É Fragrante Fojado Doutor Vossa Excelência", trata de como a raça também estrutura o poder policial e judiciário do país.
“Quis gritar o nome de Carla Akotirene porque sua obra foi fundamental para que eu pudesse enxergar como a violência que sofri faz parte de um sistema maior. Essa música é um convite para refletirmos sobre as estruturas que normalizam essas opressões", diz Xauim.
Veja o clipe: