Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Bonner sofre campanha de intimidação com dados da família, diz Globo

Filhas do apresentador receberam mensagens com dados sigilosos

  • D
  • Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2020 às 13:30

 - Atualizado há 2 anos

. Crédito: Reprodução

A Globo divulgou uma nota nesta terça-feira (26) repudiando o que chamou de "campanha de intimidação" contra o jornalista William Bonner, editor chefe e apresentador do Jornal Nacional, principal telejornal da emissora, maior do Brasil. 

Segundo a Globo, a ação se intensificou nos últimos dias, depois que o jornalista divulgou que seu filho, Vinícius Bonemer, teve o CPF indevidamente usado para inscrição no programa de auxílio emergencial para pessoas que perderam renda na pandemia. Bonner e as filhas receberam mensagens no WhatsApp de um número com prefixo 61, de Brasília, com dados fiscais sigilosos dele e da família. "o que abre a porta para toda sorte de fraudes".

Bonner denunciou o caso na semana passada e afirmou que os advogados da família já alertaram a Caixa para a fraude e apresentaram notícia crime ao Ministério Público Federal (MPF). Vinícius não deveria ter concessão ao benefício, por conta da renda familiar, mas o site da Dataprev informava que o pedido fraudulento fora aprovado. Após o alerta, a Caixa suspendeu o processo de pagamento.

A emissora afirmou que apoia o jornalista na busca e punição dos responsáveis pelo assédio.

Leia a íntegra da nota da Globo:

A Globo repudia a campanha de intimidação que vem sofrendo o jornalista William Bonner e se solidariza com ele de forma irrestrita. Há dias, um fraudador usou de forma indevida o CPF do filho do jornalista para inscrever o jovem no programa de ajuda emergencial do governo para os mais vulneráveis da pandemia, para isso se aproveitando de falhas no sistema, que não checa na Receita Federal se pessoas sem renda são dependentes de alguém com renda, fato denunciado publicamente pelo próprio jornalista que apresentou notícia crime junto ao Ministério Público Federal no Rio de Janeiro.

Agora, tanto o jornalista quando a sua filha receberam por WhatsApp em seus telefones pessoais mensagem vinda de um número de Brasília com uma lista de endereços relacionados a ele e os números de CPFs dele, de sua mulher, seus filhos, pai, mãe e irmãos, o que abre a porta para toda sorte de fraudes.

A Globo o apoiará para que os autores dessa divulgação de seus dados fiscais, protegidos pela Constituição, sejam encontrados e punidos. William Bonner é um dos mais respeitados jornalistas brasileiros e nenhuma campanha de intimidação o impedirá de continuar a fazer o seu trabalho correto e isento. Ele conta com o apoio integral da Globo e de seus colegas e está amparado pela Constituição e leis desse país.