Valéria Barcellos denuncia transforbia após ser barrada de banheiro feminino

A artista estava na festa à fantasia de Narcisa Tamborindeguy quando foi impedida de usar o banheiro feminino do hotel Fairmont

  • D
  • Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2023 às 13:02

Valéria Barcellos
Valéria Barcellos Crédito: João Miguel Júnior/Divulgação/Globo

A atriz de “Terra e Paixão” Valéria Barcellos expôs em suas redes sociais que foi impedida de usar o banheiro feminino durante a festa à fantasia de Narcisa Tamborindeguy, no hotel Fairmont, no Rio de Janeiro, na última quinta-feira (02). Valéria estava fantasiada de Freddie Mercury e precisou tirar a caracterização para poder entrar no banheiro feminino. Em em post no seu Instagram, ela relatou o constrangimento e uma fala transfóbica da equipe de segurança. 

Segundo a atriz, ao tentar entrar no banheiro feminino fantasiada de Freddie Mercury em “I Want to Break Free”, foi parada pela segurança, que disse que “o banheiro masculino é do outro lado”. Valéria conta que num gesto desesperado colocou um dos seios à mostra e questionou novamente se não poderia entrar no banheiro feminino. A segurança teria respondido “Guarde isso, menino", tratando a atriz no masculino. Muito constrangida pela situação, Valéria teria tirado a peruca e maquiagem e perguntado mais três vezes se poderia entrar até ser permitida.

"Chorei no banheiro, desfiz a fantasia, e minha noite acabou ali! A fragilidade da minha identidade de gênero é tamanha para a cisgeneridade ao ponto de que qualquer 'desvio' de símbolo de gênero, eu sou anulada. Estou abalada, triste e ofendida. Como uma equipe como a do Fairmont permite isso?", desabafou interprete de Luana Shine em "Terra e Paixão".

A atriz agradeceu a anfitriã por ter prestado apoio e a auxiliado na situação e cobrou um posicionamento do hotel. Na postagem, outras personalidades prestam solidariedade à Valéria. O hotel Fairmont se manifestou através de nota. “O hotel lamenta o ocorrido e informa que já está tomando as providências necessárias para que este tipo de situação não se repita. Além disso, repudia qualquer manifestação de discriminação e preconceito.”