Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Alô Alô Bahia
Publicado em 19 de dezembro de 2024 às 16:04
A tradicional Caminhada da Amizade, criada em 1986 como um ato de devoção e fé, acontece nesta sexta-feira (20), a partir das 7h da manhã. Em 2024, o evento, organizado por lideranças do movimento negro baiano, presta uma justa homenagem a seu Clarindo Silva, o fundador da lendária Cantina da Lua, tido como guardião do Pelourinho.
A andança começa, aliás, por lá: no Centro Histórico, com concentração no Negro’s Bar, na Rua Gregório de Matos – esquina com a Deltur, no Largo do Cruzeiro de São Francisco – até a Igreja do Senhor do Bonfim. Um café da manhã será oferecido a quem comparecer.
Sob o tema “Claro que é Clarindo”, a Caminhada da Amizade reconhece a contribuição à cultura e à comunidade feita incansavelmente pelo jornalista, cronista, poeta, compositor e principal ativista em prol do Pelourinho, ativo e lúcido aos 82 anos.
Estima-se que mais de 100 pessoas caminhem do Pelourinho em direção à Colina Sagrada. Todos de branco, como manda o figurino sextas soteropolitanas. O traje reafirma o compromisso com a vida, saúde, paz e prosperidade para o futuro.
Os líderes da Caminhada da Amizade vestirão blazers e camisas brancas, desenhados e confeccionados pelo artista plástico e designer Alberto Pitta. Ao lado de Clarindo, desfilarão nomes importantes como o próprio Pitta, Vovô do Ilê, Jorge Washington, Zé Sérgio Gabrielli, Coió, Sílvia Rita, Ângela Guimarães, professor Sérgio Guerra, Albino Apolinário, Arizinho do Espírito Santo, Napoleão, Vadinho França e Dody Só.