Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Tela Quente: Lilia Cabral divide filme com a filha Giulia Bertolli

Comédia 'A Lista' é inspirada em peça de teatro que mãe e filha estrelaram. Filme será exibido nesta segunda (17), às 23h30, na Globo/TV Bahia

Publicado em 17 de fevereiro de 2025 às 05:00

Lilia Cabral   e a filha Giulia já haviam atuado juntas na versão de A Lista para  o teatro
Lilia Cabral e a filha Giulia já haviam atuado juntas na versão de A Lista para o teatro Crédito: Manoella Mello/Globo

Em cartaz desde 2022, a peça A Lista já levou mais de 50 mil pessoas aos teatros brasileiros. Hoje, a adaptação para a TV, inédita nos cinemas, chega à TV Globo/TV Bahia, na Tela Quente, às 23h30. Estrelada por Lilia Cabral e sua filha, Giulia Bertolli, a comédia conta a história de Laurita, uma professora aposentada, moradora de Copacabana, que se vê obrigada a estabelecer uma relação com uma vizinha décadas mais nova, a cantora lírica Amanda, personagem de Giulia.

O encontro das duas desencadeia uma mistura de sentimentos, lembranças e descobertas que marcarão suas vidas para sempre. Gustavo Pinheiro, autor da peça, também assina o roteiro do filme, com colaboração de Giulia Bertolli e supervisão de texto de Marcelo Saback. A direção é de José Alvarenga Jr.

A primeira versão da história das duas personagens ganhou vida em 2020, ainda na pandemia, quando Lilia e Giulia encenaram pela primeira vez o texto de Gustavo Pinheiro em um teatro vazio, com apenas três câmeras que transmitiam a peça online.

O tempo passou, a pandemia terminou e a possibilidade de encenar A Lista em um teatro com público tornou-se viável. E foi após assistir ao espetáculo pessoalmente que o diretor José Alvarenga Jr. pensou que a história renderia um filme.

Na versão para a televisão, lugares, rostos e novos enredos tomam forma e incrementam a trama. Com isso, personagens que eram apenas citados na peça ganham corpo e, assim, somam-se ao elenco, que no teatro era formado apenas por mãe e filha. Agora, entram nomes como Tony Ramos, Leticia Colin, Vitor Britto, Zezeh Barbosa, Rosamaria Murtinho e Betty Faria.

Desafio

“O grande desafio desse texto foi transformar o que era falado na peça em concreto no filme. Assim apareceram as amigas de Laurita, os moradores do edifício. Eu, Gustavo Pinheiro, o autor, Lilia e Giulia conversamos muito sobre esse elenco. À medida que um personagem ia aparecendo no roteiro, fazíamos uma lista de sugestões de nomes para interpretá-los. Até porque víamos o elenco que cabia no projeto como um grande trunfo”, conta o diretor José Alvarenga Jr.

Lilia destaca a relação de sua personagem com Amanda: “Quando o filme começa, Laurita recebe a ajuda de uma garota, de vinte e poucos anos, a Amanda. E essa garota vai entrar na vida dessa mulher através das compras de supermercado e das histórias de vida. Porque, apesar de serem de gerações diferentes, elas têm muito a acrescentar uma à outra. Então, em resumo, o filme é uma linda história sobre o afeto”.

A protagonista acrescenta que fica emocionada ao falar sobre o relacionamento entre as duas: “Eu acho que esse relacionamento – eu nunca falei isso – é a relação mais bonita que pode existir entre duas personagens. Porque elas vão se descobrindo de uma forma muito simples. E no set, eu fiquei ainda mais emocionada porque tudo aquilo que a gente falava, que a gente sonhava, a gente estava vivendo”, diz Lilia.

Segunda-feira (17), na Globo/TV Bahia, 23h30