Spotify remove músicas de Djavan, Gal Costa e outros do catálogo

Além de músicas de Djavan e Gal Costa, não estão disponíveis no Spotify canções de artistas como Maria Bethânia e Roberto Carlos

  • Foto do(a) author(a) Rede Nordeste, O Povo
  • Rede Nordeste, O Povo

Publicado em 29 de janeiro de 2024 às 16:57

Djavan e Gal Costa tiveram músicas retiradas do Spotify
Djavan e Gal Costa tiveram músicas retiradas do Spotify Crédito: Gabriela Schmidt/Divulgação e Bob Wolfenson/Divulgação

Assinantes do Spotify Brasil e fãs foram pegos de surpresa ao perceberem que músicas de artistas como Djavan e Gal Costa ficaram indisponíveis na plataforma. Até a publicação desta matéria, quem tentasse ouvir faixas como “Oceano” (Djavan) e “Azul” (Gal Costa), por exemplo, não conseguiria reproduzi-las.

Além das canções citadas, músicas interpretadas por Gal Costa como “Eu Sou Terrível”, “O Vento” e “Azul” não estão disponíveis no Spotify Brasil. Juntam-se a esse leque álbuns quase inteiros, como o disco “Djavan”, de 1989. Das nove faixas do trabalho, é possível ouvir somente duas - “Curumim” e “Vida Real (Dejame Ir”).

Músicas de cantores como Roberto Carlos, Djavan, Gal Costa e Maria Bethânia ficaram indisponíveis no Spotify
Músicas de cantores como Roberto Carlos, Djavan, Gal Costa e Maria Bethânia ficaram indisponíveis no Spotify Crédito: Reprodução/Spotify

Assim, músicas como “Oceano”, “Cigano” e “Você Bem Sabe”, que integram o álbum, ficaram de fora do Spotify no Brasil. Com 75 anos completados no último sábado, 28, Djavan “perdeu” também o álbum “Malásia” quase por inteiro. Só é possível escutar, até o momento, as canções “Coração Leviano”, “Sorri (Smile)” e “Correnteza”.

O cenário se estende para outros artistas brasileiros, como Roberto Carlos e Maria Bethânia. No caso do “Rei”, estão desfalcados álbuns de 1978, 1979, 1981 e 1983, afetando canções como “As Baleias”, “Tudo Pára”, “Desabafo” e “Eu Preciso de Você”. Do disco “As Canções Que Você Fez Pra Mim”, em que Maria Bethânia canta composições de Roberto e Erasmo Carlos, estão indisponíveis músicas como “Olha”, “Fera Ferida” e “Costumes”.

Ainda não há informações oficiais sobre o período no qual as músicas ficaram indisponíveis, mas usuários do X (antigo Twitter) relataram o problema no último domingo, 28. "Tô muito triste que ontem foi a última vez que eu escutei 'Azul', da Gal Costa, no Spotify. Por que saiu?", questionou um perfil na rede social.

O POVO entrou em contato com o Spotify para compreender os motivos das restrições, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. Assim que a plataforma de streaming se manifestar este espaço será atualizado.

Em outros aplicativos de música, como Youtube Music e Dezzer, esses mesmos conteúdos seguem disponíveis.