Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Esther Morais
Publicado em 18 de novembro de 2024 às 10:18
Fundador da Bola de Neve, o apóstolo Rina morreu em um acidente na noite de domingo (17) em São Paulo, mas deixou um legado no âmbito religioso. Rinaldo Pereira Seixas fundou a igreja em 1994 e chamou atenção por usar uma prancha de surfe como púlpito. Ele, no entanto, estava afastado da liderança após polêmicas envolvendo agressão contra mulher.
O homem, que era conhecido como Apóstolo Rina ou AP, nasceu em São Paulo e tinha 52 anos. O surgimento da igreja aconteceu após ele passar por problemas de saúde envolvendo hepatite e fortes dores.
O nome "Bola de Neve" faz referência ao efeito de uma bola na neve, que começa pequena, mas, quando começa a rolar, cresce e toma grande proporções. "Virava uma avalanche", diz a descrição do site da igreja. Atualmente há 560 igrejas em 34 países.
Famosos, como Gabriel Medina, já chegaram a visitar uma das unidades. Os cultos são muito conhecidos por serem mais liberais e descolados.
A causa da morte do pastor foi um acidente de moto em uma estrada em Campinas (SP). O perfil do Instagram da igreja publicou um texto lamentando a perda. "Neste momento de grande tristeza, nos colocamos em oração por sua família, amigos e toda a igreja que foi tão abençoada por seu ministério, deixando um legado que jamais será esquecido", escreveu.
Neste ano, o pastor passou a ser investigado por suspeita de violência doméstica contra a esposa. Em junho, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) concedeu uma medida protetiva para a pastora e cantora gospel Denise Seixas contra Rina.
A denúncia envolve lesão corporal, violência psicológica, ameaça, injúria e difamação. O apóstolo deveria manter ao menos 300 metros de distância de Denise, seus familiares ou testemunhas do processo e chegou a ter uma arma apreendida por ordem da Justiça. Ele negava as acusações.
Após as denúncias de agressão, a igreja Bola de Neve decidiu afastar o líder religioso de suas funções.