Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Roberto Midlej
Publicado em 20 de dezembro de 2024 às 09:30
A fórmula é praticamente a mesma há 50 anos e o repertório, embora tenha passado por mudanças, sempre tem aqueles clássicos que não faltam. Ou alguém tem dúvida de que vai ouvir Detalhes e Emoções no Especial de Roberto Carlos? O show que celebra essas cinco décadas de parceria entre a TV Globo e o Rei foi gravado no Allianz Parque, em São Paulo, e será exibido nesta sexta-feira (20), após a novela Mania de Você, na TV Bahia.
Mantendo um dos ingredientes mais tradicionais da receita do programa, claro que não vão faltar convidados. Desta vez, participam Gilberto Gil, Zeca Pagodinho, Wanderléa, Chitãozinho & Xororó, João Barone, Paulo Ricardo e Frejat. Tem também as atrizes que cantam com o Rei. Hoje, é a vez de Sophie Charlotte, Leticia Colin e Dira Paes, que dividem o vocal com o anfitrião em Olha e Como Vai Você.
Sophie Charlotte volta ao programa depois de dez anos e lembra como foi especial aquele momento: “Foi uma noite que marcou minha vida e iluminou todos esses anos. Receber esse convite dez anos depois, em um ano que eu estava pensando muito nele, refletindo sobre o que eu queria construir em termos musicais, foi um sinal para mim. Desta vez, poder viver isso ao lado de duas mulheres que admiro muito foi muito especial".
Dira também já foi convidada de Roberto em 2009. “Eu estou tão emocionada! Há 15 anos, quando cantei com ele pela primeira vez, espontaneamente saiu uma frase do meu coração: 'Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida'". A única estreante entre as três, Letícia Colin conta como foi a experiência de cantar com Roberto. “Foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida ver um mito em pessoa trocando com a gente, nos ouvindo, ajustando a canção. Acho que é por isso que as canções dele fazem tanto sucesso, porque ele sempre está muito presente, na emoção de cada canção”, ressalta a atriz.
Wanderléa
Roberto também terá a companhia de uma velha conhecida, dos tempos da Jovem Guarda: Wanderléa, a Ternurinha, que formou um trio muito popular com o Rei e Erasmo Carlos (1941-2022) nos anos 1960. “A memória mais forte é a presença do Erasmo conosco, comemorando todos os anos. Infelizmente, ele não estará nessa comemoração de 50 anos aqui na Terra, mas, lá do céu, ele vai estar participando e comemorando junto a esse público tão querido que nos ama tanto há muitos anos”, diz a cantora.
O rock brasileiro também vai estar representado, com a participação de três veteranos: Frejat, João Barone (baterista dos Paralamas do Sucesso) e Paulo Ricardo. O ex-vocalista do RPM diz que participar do especial é um "sonho": "Nós crescemos ouvindo o Roberto, que, independentemente do imenso leque de gêneros musicais que ele domina com maestria, foi o cara que introduziu o rock e a Jovem Guarda para a minha geração. Todos os encontros com ele são mágicos, como se fossem com uma entidade".
O trio gravou uma nova versão de O Calhambeque junto com o Rei. "O Frejat me lembrou de um detalhe interessante: essa música representa o rock brasileiro daquele tempo e foi gravada com violão de nylon e sem bateria. Foi emocionante fazer uma versão dessa música no especial do Roberto, colocando bateria e guitarra elétrica do Frejat", observa Barone.
E o onipresente clássico Evidências também vai fazer parte da festa. Chitãozinho e Xororó, que popularizaram a composição de José Augusto e Paulo Sérgio Valle, vão estar ao lado do Rei para cantar essa canção, além de Emoções. "Dividir o palco do Especial Roberto Carlos com o Rei é sempre uma emoção, um marco na nossa carreira. É daqueles convites impossíveis de recusar!", festeja Xororó.
Globo/TV Bahia. Sexta-feira (20), após a novela Mania de Você