Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 17 de outubro de 2024 às 10:39
Ele nasceu Reinaldo Eliomar de Freitas Marques da Silva, mas ficou conhecido no mundo das artes como Renot. Natural de Santa Luzia, no interior da Bahia, começou a pintar, aos 25 anos, tendo como principal inspiração o cangaceiro Lampião. Na década de 60, se juntou a amigos e fundou a galeria de arte Manoel Querino, em Salvador. Anos depois, se mudou para São Paulo, onde inaugurou a legendária Galeria Renot nos Jardins. Se estivesse vivo, o artista teria completado 92 anos na última terça-feira (15). E, justamente no mês que é celebrada a existência do artista, que morreu em 2021, chega a Bahia o lançamento da Minalba Premium by Renot, projeto que visa homenagear o legado do artista baiano, promovendo uma exposição exclusiva de réplicas de suas obras em diversos pontos de Salvador.
Toda a renda arrecadada com a venda das réplicas – 100% dos ganhos – será revertida para a ONG Ame Campos, que desenvolve projetos sociais em Campos do Jordão, região que serviu de inspiração para grande parte das criações de Renot. "Ao unir arte e impacto social, não estamos apenas homenageando a memória de Renot, mas também contribuindo diretamente para o bem-estar da comunidade em que atuamos. Cada obra vendida representa um passo a mais em nossa missão de transformar vidas por meio de ações concretas e com propósito", avalia a diretora de marketing da Minalba Brasil, Christina Larroude.
As réplicas de Renot estarão disponíveis ao público em uma série de parceiros locais, espalhados por Salvador. Os visitantes poderão admirar e adquirir obras em ambientes que também refletem a riqueza cultural da cidade.
Os pontos de exposição incluem:
● Cuco Bistrô – Largo do Cruzeiro de São Francisco, Nº 6, Pelourinho
● Pousada Des Arts – Rua Direta de Santo Antônio, Nº 90, Santo Antônio
● Forneria – Praça Brigadeiro Farias Rocha, Nº 2 E 2B, Rio Vermelho
● Bottino – Praça Brigadeiro Farias Rocha, Nº 2B, Rio Vermelho