Renascer: como o assassino de Belarmino foi descoberto em 1993?

Confira a seguir quem está por trás da morte do avô de Mariana, como o assassino foi revelado e mais sobre a versão de 1993

  • Foto do(a) author(a) Estadão
  • Estadão

Publicado em 27 de junho de 2024 às 22:37

  Crédito: Reprodução/TV Globo

Para prejudicar José Inocêncio (Marcos Palmeira), Egídio (Vladimir Brichta) usa crimes do passado para incitar o ódio no coração de Mariana (Thereza Fonseca) em Renascer.

Por isso, o mistério por trás da morte de Belarmino (Antonio Calloni) vem à tona na novela das nove. Confira a seguir quem está por trás da morte do avô de Mariana, como descobriram o assassino e mais.

Quem matou Belarmino em Renascer?

Na versão original, Belarmino atrai Firmino até o seu armazém e o mata. O coronel até celebra o crime, mas logo é surpreendido por uma emboscada e é assassinado também.

No entanto, o público só teve certeza sobre quem matou o personagem depois do 100° capítulo. Após muito mistério, foi revelado que o responsável pela morte do Coronel foi José Inocêncio.

As suspeitas do remake de 2024 também são voltadas para ele.

Renascer: como o assassino de Belarmino foi descoberto em 1993?

Por muito tempo, José Inocêncio seguiu negando qualquer envolvimento no assassinato de Belarmino. Em uma conversa com Rachid, o fazendeiro também negou participação no crime, mas não conseguiu manter a mesma postura diante do padre Lívio.

O silêncio quando o religioso perguntou sobre o assassinato confirmou que o responsável foi realmente José Inocêncio.

Renascer: por que José Inocêncio matou Belarmino?

Ao longo dos primeiros capítulos, quando soube da chegada de Inocêncio em Ilhéus, o avô de Mariana se incomodou com a ousadia do forasteiro, se irritando ainda mais ao perceber que ele era o único produtor de cacau bem-sucedido da região.

Enquanto todas as outras fazendas eram atacadas por uma praga, a do protagonista era a única que prosperava.

Cada vez mais preocupado, Belarmino tentou comprar as terras do rival. Ao não conseguir, ele tentou assassinar Inocêncio.

No entanto, o protagonista sobreviveu e passou a chantageá-lo com tudo que descobriu. Por conta disso, Belarmino foi obrigado a vender suas terras para José Inocêncio.

Além disso, o protagonista incitou a raiva de Belarmino contra Firmino. Acreditando que o pai de Egídio foi o responsável por prejudicar sua plantação, o vilão fez questão de matá-lo. Mas logo em seguida, também foi morto.