Rapper Oruam pousa helicóptero em meio a quadra cheia de crianças

O cantor estava indo fazer uma ação de Dia das Crianças em uma favela do Rio de Janeiro

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2024 às 17:15

Helicóptero pousando no Complexo da Penha
Helicóptero pousando no Complexo da Penha Crédito: Reprodução I Redes sociais

O rapper Oruam pousou um helicóptero alugado no meio de uma quadra esportiva cheia de crianças em uma favela do Complexo da Penha, no Rio de Janeiro, sem cuidados de segurança. O cantor estava indo fazer uma ação de Dia das Crianças, e colocou o veículo em um local com centenas de pessoas.

À medida que a aeronave se aproximava da quadra, que estava cheia de brinquedos infláveis, as crianças começaram a gritar e correr em direção ao veículo ainda no ar, sendo contidas por alguns seguranças. O rapper desceu do helicóptero, e o piloto decolou para longe.

Após viralizar com a ação, Oruan foi às redes sociais e afirmou que ele e sua equipe fizeram o que o estado não faz. Essa não é a primeira polêmica envolvendo o rapper, que fez um show usando uma blusa pedindo pela liberdade de seu pai, o traficante Marcinho VP, preso desde 1996.

Normas de pouso

Na ocasião, Oruan pousou com um helicóptero Airbus H125, matrícula PR-RCT, do Heli-Rio Táxi Aéreo, em um local sem heliponto, ou seja, área própria para o pouso. A aterrissagem em locais sem heliponto deve seguir as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), junto a normas locais.

Uma das regras definidas é a essencialidade de ter a permissão do proprietário da área de onde se pretende decolar ou onde irá pousar, essencialmente se o local fizer parte de uma propriedade privada.

Além disso, é obrigatório que o piloto respeite as regulamentações municipais de restrição de pouso em certos locais. Geralmente, são bloqueadas as aterrissagens em áreas densamente povoadas ou parques públicos, que foi o caso do ocorrido com Oruan.

Também é necessário se certificar de que a operação pretendida não atrapalha o espaço aéreo controlado, se colocando em rotas regulares de aviões. Para isso, é essencial consultar o Decea anteriormente.

Toda área de pouso também deve ser avaliada pelo piloto, se atentando ao tamanho, a possíveis obstáculos e condições climáticas. O pouso só pode ser realizado sem estas precauções em caso de emergência.